sábado, 11 de novembro de 2017

Cantinho Veterinário - Kit de primeiros socorros para cães e gatos

É uma preocupação comum, a de ter um kit de primeiros socorros por precaução. Foi algo que sempre esteve cá em casa e ao qual os meus pais recorriam sempre quando queriam desinfectar uma ferida, acalmar uma picada ou estancar uma pequena hemorragia.
Ora, para os nossos animais de estimação também existem alguns produtos essenciais para ter em casa, para pequenos ferimentos ou para utilizar após a recomendação de um médico veterinário. São todos produtos também utilizados em nós, mas não custa nada relembrar as suas funções.


Água oxigenada
Para além de ser uma boa ferramenta para limpar sangue e um desinfectante indolor de pequenas feridas, em situações muito especiais pode ser utilizado para provocar o vómito em cães e gatos. Esta última utilidade  pode ser feita após indicação veterinária em casos específicos de produtos venenosos e alimentos tóxicos para eles.

Betadine (Povidone-iodine) ou Clorhexidina
Estes produtos são antissépticos, ou seja, destroem ou inibem o crescimento de microorganismos em tecidos orgânicos, como é o caso da pele e mucosas. Para mim, são indispensáveis para desinfectar qualquer ferida ou fazer a higiene de algum penso ou sutura que o animal traga do veterinário e possa fazer em casa. Têm a vantagem de ter efeito residual podendo ser deixados a actuar.

Compressas (gaze)
Estes pequenos quadrados de tecido são do mais útil que há. São muito melhores do que algodão para limpar ouvidos e desinfectar feridas porque não deixam restos de material para trás. Têm também um óptimo poder de absorção podendo ser usadas para estancar hemorragias. 


Soro fisológico
O vosso animal está a coçar o olho com uma patinha e desconfiam que está lá qualquer coisa? Querem limpar um ferimento que se cobriu com impurezas? O soro fisiológico é a vossa solução (no pun intended). O primeiro passo de uma boa desinfecção é limpar ou diluir e não há melhor maneira do que utilizando uma boa quantidade de soro fisiológico.

Pomadas (Bepanthene plus/ Halibut)
As pomadas são uma boa maneira de acelerar a recuperação da pele, protegê-la de poluentes externos e até desinfectar. Utilizam-se em áreas que foram rapadas ou com pouco pêlo. Tenham o cuidado de vigiar o vosso animal de maneira a ele não ingerir a pomada.
Bepantene plus é uma óptima pomada para a cicatrização de feridas e suturas porque tem também propriedades antissépticas - tentar não utilizar conjugada com betadine.
Halibut também é uma óptima pomada cicatrizante e ajuda a acalmar pele irritada - por exemplo, em animais que retiraram um penso e têm a pele sensível.

Lembrem-se: em qualquer caso de dúvida ou ferimento do patudo aí de casa não tenham medo de contactar o vosso médico veterinário.
Espero ter ajudado!

Com amor,
Catarina

9 comentários:

  1. Tenho quase tudo isso (só não tenho a água oxigenada porque a nossa veterinária não aconselha muito) numa bolsa específica para o Floki! Quando o fomos buscar pesquisámos logo um kit de primeiros socorros. Já tivemos que usar betadine (sempre diluído num pouco de água) para uma pequena ferida que fez em pequeno. Também usamos soro e gazes para lhe limpar as pregas. E andamos sempre com líquido próprio para limpar os ouvidos porque pelo menos 1x por mês temos que ajudá-lo a tirar a porcaria que só lhe dá comichão.

    Só acrescentaria uma coisa à lista: vaselina. Dá imenso jeito para quando o nariz dele fica muito seco. Nós agora comprámos um stick próprio mas antes usávamos vaselina! Quando saímos para dar um passeio durante o dia levamos sempre a mochila dele com este kit. Nunca se sabe quando será preciso. E o melhor de tudo é que poderemos usar em nós também!

    Excelente post!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me lembrei, mas realmente vaselina é bom para hidratação e lubrificação, lá isso é :)
      O sortudo que o Floki é por ter uns humanos tão dedicados!
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Já tinha saudades de um cantinho veterinário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, quero ver se consigo trazer novos temas mensalmente :)

      Eliminar
  3. É exactamente esse o objectivo, ajudar os donos dos animais a cuidar ainda melhor dos seus amores peludos :)
    Escreverei mais "Cantinhos Veterinários" em breve, obrigada pelo feedback!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nunca tive animais logo desconhecia completamente este mundo. Mas acho que são informações necessárias para toda a gente. Gostei muito do cantinho!!
    R: Muito, muito obrigada! ^^ A necessidade de mestrado varia muito de area para area. No meu caso foi uma especialização portanto fazia todo o sentido fazer ^^ Obrigada pelo teu comentário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste Ella, quem sabe no futuro venhas a descobrir o que é ter um animal? :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  5. O meu gatinho mais velho tem uma micose na pele, até hoje nao se descobrio a alergia. Quando se coça muito e faz ferida, poderei utilizar o Halibut? Agradeço a resposta

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela ajuda. Vou aplicar halibut nas feridas da minha gatinha .🙂

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)