Os veterinários americanos consideram o mês de Fevereiro o "National Pet Dental Health Month", iniciativa que já está a ser imitada por todo o mundo.
Embora haja uma evolução muito positiva nos cuidados e exigência que os tutores têm na saúde dos seus patudos, os dentes continuam a ser vistos como algo menos preocupante.
Sabiam que, aos 3 anos de idade, cerca de 70% dos cães e dos gatos já sofrem de doença periodontal, o conhecido tártaro nos dentes?
O cálculo dentário castanho e os dentes amarelados não são meramente uma questão estética, nem o "hálito a cão" é normal num animal saudável. São sinais de que existe uma acumulação de bactérias anormal na boca, que vai deteriorar os dentes, causar dor e predispor a doenças noutros órgãos.
"Então e o que posso fazer para manter os dentes do meu animal saudáveis?"
Os antepassados dos nossos cães e gatos tinham outro estilo de vida e alimentação que os obrigava a roer mais e a desgastar a placa bacteriana, mas hoje sabemos que os ossos, por exemplo, nem sempre são seguros.
O método mais eficaz para prevenir a doença periodontal é a escovagem dos dentes dos nossos animais. Sim, é possível. Sempre com uma pasta de dentes própria para animais (as de uso humano contêm flúor e xylitol, tóxicos para os nossos animais), com uma escova de dentes com cerdas suaves ou uma dedeira, que pode dar mais jeito em gatos e em cães pequenos. O ideal é escovar diariamente, mas se conseguirem apenas duas ou três vezes por semana também é excelente. Existem até algumas dicas para quem quiser treinar o seu cão e gato a este hábito saudável, sempre com reforço positivo.
"O meu animal não tolera bem as escovagens, existe outra forma de prevenir o tártaro?"
Claro que sim. Não é 100% eficaz como a escovagem, mas existem imensas opções que visam melhorar a saúde oral dos nossos patudos. Existem rações especiais para a saúde dentária, líquidos enzimáticos que se podem pôr na água, sticks para roer, brinquedos com material seguros para roer, gel oral... O melhor é mesmo discutir com o vosso veterinário qual será a melhor opção para o patudo lá de casa.
"Que sinais devo procurar para saber se o meu animal já tem uma doença dentária?"Existem vários sinais, dos mais discretos aos evidentes que nos alertam para uma possível doença dentária:
- Mau hálito
- Dentes amarelos ou acastanhados
- Sangue nas gengivas
- Dificuldade em comer
- Coçar a boca com a pata ou contra móveis
- Perda de dentes
- Aumento da salivação
Se já existir doença ou tiverem a suspeita disso, consultem o vosso médico veterinário.
Espero ter ajudado. Que o vosso animal continue a proporcionar-vos sorrisos, com muita saúde!
Com amor,
Catarina
Ainda há pouco tempo fiz uma inspeção aos dentes do Floki e felizmente tem os dentes todos limpinhos. Mas quero começar a lavar-lhe os dentes, para evitar problemas no futuro. Ele não vai gostar muito da brincadeira mas é para o bem dele!
ResponderEliminarPode ser que ele te surpreenda de maneira positiva! A pasta que uso para o Bóris tem sabor/aroma a bife e ele fica doido, adora aquilo e assim é mais fácil :)
EliminarBoa sorte!
Bué útil, tens bué jeito!
ResponderEliminarObrigada :)
EliminarBeijinhos!
Muito obrigada pelas dicas! Não fazia ideia acerca desta doença e ainda bem que li este post porque vou ter de começar a fazer isso ao meu patudo. Não consigo imaginar que ele possa sofrer com isto..
ResponderEliminarObrigada mais uma vez querida :) beijinhos
O prazer é todo meu! É mesmo para alertar quem ama os seus animais de que a prevenção é a melhor estratégia :)
EliminarBeijinhos!
Eu não tenho patudos, mas é mesmo importante que partilhes este tipo de informações porque nem sempre as pessoas sabem da importância de escovar os dentes aos animais!
ResponderEliminarUm beijinho e obrigada pelos parabéns ;)
Concordo contigo, eu própria só soube na faculdade que devíamos escovar os dentes aos nossos animais de estimação.
EliminarBeijinhos!