Estamos numa época do ano bem propícia a passeios com os nossos cães. Os dias são mais longos, o tempo ameno convida a sairmos de casa e é também agora que grande parte da população tira férias. Porém, há uma pequena, mas grande chatice que também entra na equação: as praganas.
O que são praganas?
As praganas são sementes de cereais ou ervas em formato de espiga. O formato destas sementes tem como objetivo agarrar-se ao pelo dos animais que passam para as levarem mais longe e poderem dar início a uma nova planta. Em crianças, até atirávamos estas sementinhas para as costas uns dos outros para saber quantos namorados tínhamos. Lembram-se dessa brincadeira?
Crédito |
Qual o perigo das praganas?
O problema destas sementes é que, como são bicudas, muitas vezes enterram-se demasiado profundamente na pele criando feridas, ou então podem ficar presas nas narinas ou orelhas dos vossos animais. O resultado disso podem ser abcessos, otites (por vezes com ruptura do tímpano) ou lesões no olho (como úlceras).
Crédito |
Desconfio que o meu animal tem uma pragana. O que fazer?
Como escrevi, há imensos locais onde as praganas podem alojar-se no animal, por isso os sinais de que o animal tem este "corpo estranho" são variados:
- Lamber ou coçar uma zona insistentemente;
- Abanar a cabeça;
- Esfregar ou não conseguir abrir o olho;
- Corrimento ocular;
- Espirrar repetidamente sem parar;
- Sangue numa narina (epistaxis);
- Feridas (com ou sem pus);
- Coxear.
Caso a pragana não saia simplesmente com a escovagem ou ao puxar cuidadosamente com os nossos dedos, pode ser necessário levar o animal a um médico veterinário. Aí, de acordo com a profundidade da pragana e os danos por ela causados, pode ser necessário fazer uma sedação para se retirar a semente e fazer uma limpeza cirúrgica na ferida.
Como posso prevenir?
Não têm que deixar de dar passeios com medo que o vosso animal apanhe uma destas malvadas, mas se conseguirem evitar zonas onde existam estas espigas que largam praganas (na foto abaixo) melhor. Depois do passeio, basta gastarem cinco minutos a inspeccionar o pêlo do vosso animal e tirar estas sementes. Tenham especial atenção às patinhas, já que as praganas têm tendência para se enfiar no espaço entre os dedos.
Bons passeios!
Com amor,
Catarina
Bem verdade!
ResponderEliminarTrue :p
EliminarBeijinho!
E parece algo tão inofensivo :o
ResponderEliminarConfesso que não estava a par das consequências que as praganas poderiam provocar nos nossos patudos, por isso, esta publicação ajudou imenso. Obrigada pela partilha!
Parece mesmo, mas engana...
EliminarAinda bem que ajudei :)
Beijinho!
Não tinha noção de que poderiam ser tão perigosas, sem dúvida, que vou passar a ter mais cuidado :)
ResponderEliminarQue bom, os teus patudos vão agradecer :)
EliminarBeijinho!
Vi um episódio em que um veterinário retira uma espiga dessas dentro do canal auditivo de uma cadela. A espiga chegou a perfurar um pouco o tímpano, mas ele disse que se a família não tivesse ido à clínica a tempo que o resultado poderia ser pior. Essas malvadas são mesmo terríveis :\
ResponderEliminar