segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Manjares da Marquesa - Mac & Cheese de Couve-flor

Adoro cozinhar, mas o meu calcanhar de Aquiles é mesmo fazer comida para grupos. Enquanto que quando é só para mim adoro improvisar e trabalhar com o que gosto e tenho em casa (o meu namorado também é cobaia às vezes), quando se trata de mais gente tenho medo de falhar, porque aí é muita gente a ficar desiludido e, pior, com fome.
Por isso, quando vi uma receita numa revista que a minha mãe me trouxe da sua visita à Irlanda, decidi pô-la à prova (com algumas modificações) para ver se depois pode ser uma das apostas certeiras quando precisar de alimentar batalhões.






Ingredientes (para 2 pessoas): 
  • 500g couve-flor aos pedaços
  • Tomilho (2 colheres de chá)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 200g massa (macarrão)
  • 1/2 litro de leite/bebida vegetal
  • 30g de manteiga/óleo de coco
  • 25g de farinha
  • 20g de pinhões (ou outro fruto seco a gosto)
  • 1 colher de café de pimenta preta
  • 100g de queijo ralado (usei flamengo, mas arrependo-me de não ter posto também parmesão; podem pôr outro que gostem que também deve ficar muy bueno)

1. Pré-aqueci o forno a 170ºC

2. Coloquei num tabuleiro de ir ao forno a couve-flor, com o azeite e uma colher de chá de tomilho e deixei no forno durante 20 minutos.




3. Após colocar o tabuleiro no forno, pus no lume a panela com água para cozer o macarrão e segui as instruções da embalagem. Assim que cozeu, escorri e reservei.



4. Numa frigideira grande, derreti a manteiga e o óleo de coco (50/50) em lume brando, acrescentando depois a farinha e a pimenta. Deixei cozinhar durante 2 minutos.

5. Baixei a temperatura da frigideira e deitei o leite devagar, mexendo sempre, assim como a outra colher de tomilho.

6. Voltei a aumentar ligeiramente a temperatura e continuei a mexer até sentir que estava a ficar com uma textura cremosa. Aí desliguei o fogão e adicionei o queijo para derreter.

Antes de adicionar o queijo


7. Após o queijo estar derretido, deitei para a frigideira a massa e depois a couve-flor. Basta envolver e no final decorar com os pinhões.



Notas: Da próxima vez que fizer esta receita, vou assar no forno também outros legumes como brócolos e courgette, para acrescentar mais sabor.


Tenham uma óptima semana deliciosa!

Com amor,
A Marquesa

3 comentários:

  1. wow! Esta nunca me tinha lembrado! Que bom aspecto :) Adoro couve-flor gratinada também.

    Segui-te por aqui *
    Beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. só para te dizer que nao me importo de ser cobaia! :)

    tem um optimo aspecto!

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)