terça-feira, 13 de março de 2018

Biblioteca - A Amiga Genial (Tetralogia)

Sabem aqueles livros, que vêem recomendados em todo o lado e por toda a gente e que ninguém sabe muito bem explicar porquê? O livro "A Amiga Genial" é um desses.
A premissa da história é bem simples: duas meninas vivem em Nápoles nos anos 60, num bairro pobre e a sua amizade e crescimento é o ponto central do enredo, que nos é contado por uma delas.
Se isto não é uma autobiografia da autora (que escreve sob um pseudónimo) então está excelentemente bem escrito ao ponto de parecer tal. Podia ser apenas mais um conto sobre a vida de duas miúdas e das pessoas que a rodeiam, mas os pensamentos na primeira pessoa, a linguagem crua e realista e a maneira como são feitas referências ao passado ou futuro fazem parecer que estamos a ouvir o desabafo de uma amiga ou a nossa avó a contar as histórias da sua vida.
Gosto de como as personagens principais, Lila e Lenù, são tão diferentes e imperfeitas à sua maneira. A sua amizade é uma relação cheia de altos e baixos, com a inveja e a amargura a sobreporem-se ao carinho que sentem uma pela outra em vários momentos. Mas não é por isso que deixamos de torcer por elas.
Foi um prazer acompanhar a Lila e a Lenù ao longo da sua vida. Espero ler mais da autora um dia.


Já conheciam a autora? O que acharam desta saga?

Com amor,
Catarina

4 comentários:

  1. Uma aventura também é bué de amizade :p

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia mas despertaste o meu interesse!
    Parece ser uma história muito gira :) tenho de ver se encontro o primeiro livro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costuma estar na maioria das livrarias, o primeiro chama-se mesmo "A Amiga Genial".
      Beijinhos!

      Eliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)