terça-feira, 10 de abril de 2018

Catarina na Terra do Sol Nascente - Takayama

Tenho pena por não termos tirado muitas fotografias na pequena cidade de Takayama, porque foi uma das minhas paragens favoritas. Não tanto pela cidade em si, que é adorável e tem ruas preservadas como na antiguidade, cheias de lojas de comércio tradicional (onde adquirimos pauzinhos personalizados com o nosso nome em caracteres japoneses), mas pela experiência no hotel. Fomos a banhos.
Eu nunca tive a experiência de ir "às termas" cá em Portugal, mas penso que será o mais próximo que temos dos banhos japoneses.
Takayama foi a primeira cidade onde ficámos hospedados num hotel com banhos termais e ficámos fascinados com a experiência. Fomos poucos os ocidentais que tiveram coragem de experimentar esta tradição japonesa, até porque implica estar como viémos ao mundo em frente de muitos desconhecidos (do mesmo género que nós, claro), mas toda a gente que foi ficou fã.

Fonte
Em primeiro lugar, o hotel disponibiliza quimonos de algodão para os hóspedes se sentirem mais confortáveis. Nós levámos connosco os quimonos, deixámo-los no cacifo, com uma toalha grande e a nossa roupa usada e a única coisa que levámos connosco para a sala dos banhos foi uma pequena toalha, com que se podem tapar (é tão pequena que têm de escolher bem a área que querem manter privada). Depois dirigem-se aos banquinhos da imagem em cima, e tomam banho com o chuveiro e todos os produtos à disposição. Desde champô, gel de banho, amaciador e gel de limpeza para a cara.
Depois de lavados, já podem ir para os banhos termais. Normalmente há várias "piscinas" cuja temperatura varia e a mais quente costuma ser a que está no exterior (mas tudo tapado, para não existir mirones). Por isso colocam a toalha na cabeça (como se vê em anime) e deixam os músculos relaxar com o calor da água. No final toma-se novamente banho e vai-se para a zona do balneário, onde já se podem secar com a toalha grande, aproveitar os cremes de corpo e cara, secadores e tudo o que têm à disposição nesta zona. Vestimo-nos depois com o quimono e os chinelos do hotel e fomos confortáveis fazer um pouco de tempo antes de jantar.



Os cintos do quimono eram do mesmo material, mas a nossa guia mostrou-nos como se coloca a fita tradicionalmente nos quimonos de festa e deixou-nos tirar fotografias com ela posta.



O jantar foi tradicionalmente japonês e foi bom provar coisas que não temos no nosso país, como lótus e doces japoneses.
Depois de jantar, fomos explorar o hotel e ficámos a ver um mega jogo de bingo com imensas famílias japonesas, vestidas com o quimono e chinelos do hotel, a levar aquilo intensamente.

Gostavam de experimentar os banhos japoneses ou nem por isso?

Tenham uma óptima semana!

Com amor,
Catarina

4 comentários:

  1. Eu gostava imenso de o fazer, mesmo que estivesse que ficar nua. Seria constrangedor, claro, mas pela experiência acho que valeria muito. Dás-me mesmo vontade de visitar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, na segunda visita já não foi tão constragedor... é mesmo uma questão de hábito :)
      Ainda bem, espero que um dia tenhas essa oportunidade!
      Beijinhos*

      Eliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)