domingo, 22 de abril de 2018

Catarina na Terra do Sol Nascente - Shirakawa-go

Shirakawa-go foi uma das povoações mais fofinhas que já vi. Não será por acaso que é Património da UNESCO. Fica num vale e, no Inverno, as casas com um telhado que faz lembrar as casas típicas de Santana na Madeira, ficam cobertas de neve e há fotografias lindas disso.
Em Agosto visitámos uma versão muito verdinha desta bonita paisagem, que estava cheia de turistas japoneses, mas mesmo assim com uma tranquilidade e beleza típicas do campo.


A primeira paragem do dia foi num miradouro, para apreciar a pequena aldeia ainda ao longe. O nevoeiro da manhã até deu uma aura ainda mais mística ao cenário, parecendo que estávamos a olhar para um postal de há uns séculos atrás.

Para aceder à povoação, tivémos que atravessar uma pequena ponte de onde observámos melhor o rio Shogawa. Abana um pouquinho, mas vale totalmente a pena pelo cenário que encontramos do outro lado.



Algumas das casas têm mais de 250 anos e as mais tradicionais são gassho-zukuri, o que significa "construída como mãos em posição de reza", sendo bastante resistentes ao peso da neve que abunda no Inverno. Muitos dos moradores continuam a praticar agricultura, mas o maior rendimento actual da população é o turismo.
Visitámos também uma casa antiga, de uma família que produzia seda. Para além de terem os bichinhos lá expostos, vimos como era o processo de obtenção da seda antigamente e de como era o dia-a-dia da família. No segundo andar vimos uma das vistas mais bonitas da vila.



A fogueira dentro da casa, para o fumo secar a madeira das paredes e telhado.

Altar budista dentro da casa


Foi uma paragem rápida, mas valeu totalmente a pena por este cantinho tranquilo rodeado por montanhas.
Apaixonaram-se por estas casinhas?


Tenham uma óptima semana!

Com amor,
Catarina

2 comentários:

  1. Sim! Fiquei com vontade de lá ir passar um fim de semana! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que haja assim tanta coisa para se fazer na aldeia, mas um fim-de-semana ali tornaria qualquer pessoa zen :p
      Beijinhos!

      Eliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)