sábado, 28 de julho de 2018

5 dicas para manhãs descomplicadas

Quando era miúda era uma sortuda. Era a minha mãe quem me acordava quando tinha que ir à escola de manhã. Acordar com o barulho dos estores a abrir e a ouvir "Catarina, acordar!" era um milhão de vezes mais simpático do que utilizar um despertador.
Na faculdade, nem sempre me deitava a horas simpáticas, por isso colocava o horário do despertador quase ao milésimo de segundo para dormir durante o maior período de tempo possível, tomar um duche rápido, comer leite e cereais e sair de casa a correr para apanhar o autocarro que me permitia chegar à aula mesmo à hora.
Ter esta rotina matinal logo assim stressante quebrava logo o meu espírito para aquele dia. Felizmente, ao longo do tempo fui aperfeiçoando a minha rotina matinal.


1. Arrumar tudo na noite anterior
Mesmo cansada de um dia longo, a minha memória funciona melhor à noite do que ao acordar. Por isso deixo tudo o que preciso preparado para o dia seguinte: roupa para vestir, marmita e mala com tudo o que preciso.
Assim é só pegar no habitual e sair de casa sem esquecimentos.

2. Pôr o despertador para mais cedo
Lembram-se de eu cronometrar ao minuto a hora que podia pôr o despertador para sair de casa apressadamente? Pois... entretanto percebi que prefiro acordar quinze minutos mais cedo mas tomar um bom pequeno-almoço e sair de casa com calma, do que aqueles quinze minutos de sono.

3. Comer bem
Passei grande parte da adolescência a ter como pequeno-almoço Chocapic com leite. Quando estagiei, apercebi-me que tinha que comer algo mais composto porque passado uma hora já tinha fome. Agora tenho comido torradas com manteiga de amendoim ou queijo, papas de aveia e fruta e uma caneca com leite e café ou chá. Assim a pausa para o lanche da manhã já pode ser adiada sem problemas.

4. Ter uma rotina fixa
Recomendo que sigam os mesmos passos todas as manhãs ou que tenham uma ou duas rotinas que alternem entre si. Será muito mais difícil esquecerem-se de algo e até se tornarão mais rápidos a fazer tudo o que precisam antes de sair de casa.

5. "Cronometrar" o tempo
De manhã gosto de ver um vídeo no Youtube ou um episódio de uma série (com 20 minutos no máximo) enquanto tomo o pequeno-almoço e faço a minha higiene oral e facial. Quando o vídeo/ episódio termina sei que tenho apenas 5 ou 10 minutos para sair de casa para sair a tempo. Poderão também usar um despertador para vos relembrar a hora a que devem estar a sair de casa.


Que dicas funcionam convosco e gostariam de partilhar?
Tenham um óptimo fim-de-semana!

Com amor,
Catarina

6 comentários:

  1. Por acaso, sempre acordei bem sozinha. Mas, por altura do secundário, comecei a recorrer ao despertador :)
    Deixar tudo pronto na noite anterior e colocar o despertador para mais cedo são duas das coisas que não dispenso. A primeira ajuda-me a poupar tempo, enquanto a segunda dá margem para fazer a minha rotina com calma

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parecem-me todas boas dicas e aplico quatro delas na minha rotina na altura da faculdade. Só não aplico a quinta, porque gosto de ver episódios em momentos sem pressas, de forma a relaxar :)

    Pôr o despertador para mais cedo, preparar tudo no dia anterior e comer bem, são para mim, as mais importantes :)

    ResponderEliminar
  3. Acho que são tudo dicas óptimas para um começar do dia mais tranquilo e que contribua para o nosso bem-estar :)
    Sigo as 4 primeiras dicas, só não costumo cronometrar o tempo porque com a rotina já "bate" tudo mais ou menos certo.
    Beijinhos querida*

    ResponderEliminar
  4. Eu acordo sempre mais cedo para ter sempre tempo (e normalmente ainda fico uns 5/7 minutos à espera de sair de casa), mas acho que o elemento chave é mesmo preparar tudo no dia anterior. O meu eu matinal agradece sempre :)

    ResponderEliminar
  5. Tenho algumas rotinas parecidas com as tuas!
    Para mim é essencial preparar todo o dia seguinte na noite anterior, pois saio bem cedo e só regresso de noite :)
    Beijinho grande*
    http://meublog.com/

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)