sábado, 9 de março de 2019

Trabalhar sozinha

Um dos critérios que tive em conta, quando comecei à procura de trabalho, foi não querer fazer turnos sozinha. Pelo menos no início, não queria ser "atirada aos tubarões".
No meu emprego actual, o primeiro que tenho, estive sempre acompanhada por veterinários sénior ao início (sénior significa que têm mais de uma década de experiência, não se refere à idade). A primeira vez que tive um turno em que era a única médica veterinária presente, foi devido a um imprevisto. Se por um lado, fiquei um bocadinho ansiosa quando me vi nessa situação, por outro fico grata por ter sido assim. Se soubesse que iria fazer o meu primeiro turno sozinha, provavelmente já estaria a "panicar" nos dias anteriores, por antecipação. Para além disso, estava rodeada pela restante equipa de enfermeiros e auxiliares, o que ajudou imenso.
Passado um tempo, já me tinha habituado a fazer estes turnos ocasionalmente, quando me pedem para fazer um turno de urgência. Seis horas sendo a única pessoa no hospital. Aceitei e felizmente foi um turno demasiado ocupado para ter tempo de ficar muito ansiosa. Entretanto já fiz turnos de urgência de doze horas, alguns mais ocupados, outros menos e a semana passada fiz a primeira noite. 
Se de dia tenho o conforto de poder ligar a um veterinário sénior caso tenha um caso mais complicado ou alguma dúvida no historial clínico de um paciente, à noite o bom-senso dita que só possa incomodar alguém se for uma mega-emergência.
Foi um turno ocupado, pois tinha um internado de alto risco, mas não houve mais ocorrências durante a noite, portanto diria que correu bem melhor do que eu previa.
Isto tudo para dizer que, aos pouquinhos, estou a chegar lá. Ainda não me sinto uma super veterinária independente - até porque mesmo as pessoas mais experientes têm dúvidas ou gostam de pedir mais uma opinião - mas já consigo ver alguma diferença para a mini-vet que começou o seu primeiro emprego o ano passado.
Embora prefira trabalhar rodeada de gente, que a nossa equipa é super divertida, há algumas coisas boas de fazer os turnos sozinha. Quando tudo está calmo e controlado, aproveito para estudar, ler, ver filmes ou séries e até trabalhar no blog. São raros esses momentos, mas aprecio-os com muito carinho.


Um bom fim-de-semana!

Com amor,
Catarina

2 comentários:

  1. É tão bom analisar as situações e perceber o quanto se cresceu! E é assim, passo a passo, que desconstróis os teus receios e te tornas mais confiante :)

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)