domingo, 7 de abril de 2019

Atypical

Ando sempre em busca de séries novas para ver, principalmente de episódios curtos, ideais para quando almoço ou janto sozinha, ou até para ver no serão quando a aproximação da hora de ir dormir não me deixa prolongar a ronha no sofá.
Fui vendo as recomendações que a Netflix me dava, até chegar a Atypical, um nome que não me era estranho graças a uma opinião da Inês do blog "Mar de Maio".
Apenas tinha a noção de que era uma série engraçada, tendo como personagem principal um rapaz adolescente com autismo. Vi o primeiro episódio e, para ser honesta, tive que me controlar para não ver tudo de seguida.
Sam Gardner é um rapaz de 18 anos, que frequenta o último ano de secundário. Adora tudo o que tenha a ver com o Antártico, sonha em ter uma namorada e é autista. A mãe desistiu do seu emprego para se dedicar aos filhos, especialmente o Sam a tempo inteiro, o pai é paramédico e a irmã mais nova um prodígio na corrida.
O enredo gira em volta desta família, mas o que é absolutamente fascinante e refrescante, é a maneira como vão introduzindo conceitos e até dificuldades de pessoas que estão no espectro do autismo a pessoas que, tal como eu, nunca tiveram pessoas chegadas com este transtorno. Isto enquanto o Sam vive as peripécias, amores e desamores típicos de um adolescente.
Keir Gilchrist faz um papelão. Faz-nos esquecer que é um neurotypical e personifica perfeitamente alguns dos maneirismos mais associados ao transtorno de autista.
A irmã, Paige, também é uma das minhas personagens favoritas, mas quem me arranca mais gargalhadas é o Zahid, amigo do Sam e engatatão assumido.
Se querem uma série jovem, divertida, refrescante, mas que também dê em que pensar, não deixem de dar uma oportunidade a Atypical. Aposto uma barbatana de pinguim em como não se vão arrepender.


O resto de um bom Domingo!
Com amor,
Catarina

4 comentários:

  1. Já ouvi falar e tenho-a na minha lista para ver há algum tempo, tenho mesmo de lhe dar uma oportunidade :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Já tinha ouvido falar desta série, mas ainda não me aventurei. Depois de ler a tua opinião, tenho mesmo que inverter isso :)

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)