segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Favoritos de Outono

Este Outono foi positivo e o culminar de um bom ano. Nestes favoritos podem encontrar muitas gordices, algumas séries e filmes, o aniversário do meu mais-que-tudo e o casamento onde ajudei em surpresas para os noivos.
Vamos falar de hambúrgueres? Até há pouco tempo, eram várias as hamburguerias que tinham opções vegetarianas no seu cardápio, mas nem todas eram saborosas. Qualquer dia posso fazer um pódio dos meus favoritos, mas em primeiro lugar ficam os do "Mother Burguer", um restaurante vegano recente que tem opções deliciosas e gordichonas como se quer. Os batidos e a mousse de oreo também são de bradar aos céus! Fica no Atrium Saldanha, bem no centro de Lisboa.
Igualmente bom foi matar as saudades do H3. Eu e o meu namorado descobrimos que o restaurante H3 em Cascais, no Mercado da Vila, tem opções vegetarianas! Pedi o meu hambúrguer de feijão, com cogumelos e aquele arroz de que tinha tantas saudades e estava óptimo.



Mudando de cozinha, um dos restaurantes de sushi perto da casa dos pais do meu namorado - o Quimono - sofreu uma renovação recente, que felizmente não se ficou apenas pela decoração. A ementa também mudou e uma das novidades é que dá para pedir uma opção de 20 peças vegetarianas à escolha do chefe. E foi tão bom fugir aos convencionais rolinhos só com um pedaço de pepino. Tinha várias opções e todas bem saborosas.
Por último, uma das descobertas do trimestre, uma alternativa ao famoso pão de alho congelado - pãezinhos tostados com azeite, alho & salsa do Pingo Doce. Óptimo para partilhar com toda a gente, incluíndo amigos veganos, já que não tem ingredientes de origem animal.




Os dois filmes que marcaram este último semestre foram "Joker" e "Klaus".
O primeiro fui ver ao cinema (duas vezes) e acho verdadeiramente que vai ser eternizado como um clássico. Fala sobre a origem da personagem Joker, do universo de Batman, sem ficção científica ou fantasia, apenas a história de como a convivência numa sociedade que não está preparada para lidar com distúrbios psicológicos, nem mostra a mínima empatia pelos menos afortunados pode maltratar tanto um ser humano. Tanto que a resposta de fugir, começa a ser substituída pela de lutar. É um filme que nos angustia, revolta e divide, sem sabermos bem o que é o certo ou o errado, quem é o herói e quem é o vilão. E uma excelente actuação de Joaquin Phoenix no papel principal.
Já o Klaus, é um filme de animação emitido pela Netflix. Confesso que tinha as expectativas bastante baixas, já que os filmes natalícios da Netflix costumam ter um argumento cheio de clichés e previsível. Mas Klaus surpreendeu-nos a todos lá em casa pela positiva. É a história de como um rapaz mimado, vai parar a uma terra longícua e isolada, para ser carteiro. Nas tentativas de aumentar o número de cartas enviadas, para ser reconhecido pelos seus superiores e sair dali, acaba por originar a tradição de cartas ao "Pai Natal". Uma história bonita, cheia de momentos preciosos e com mensagens que nos aquecem o coração. Vale mesmo a pena.
Nestes meses, regressaram algumas séries que adoro como "The End of the F***ing World" (escrevi sobre ela aqui) e "The Dragon Prince". A primeira acho que ficou ligeiramente aquém da primeira temporada, mas foi bom voltar àquele humor britânico e banda sonora. Já "O Príncipe Dragão" é sempre uma lufada de ar fresco, com um humor e argumento que nos fazem sorrir - e às vezes ficar com os olhos marejados de lágrimas, confesso - a cada episódio.
Por último, uma daquelas séries leves e cómicas para adolescentes - Big Mouth. Sim, é uma série bastante parva, mas penso que para cativar os miúdos com as hormonas aos saltos. No meio do ridículo, tem certas mensagem como a normalização da sexualidade das mulheres, as diferentes orientações sexuais e o slut-shaming que é óptimo estarem a ser passadas aos mais novos.

 
O ano passado tinha feito uma grande limpeza a coisas que já tinham meia dúzia de anos e não se encontravam em condições. Uma delas a paleta de sombras de olhos e blush que me acompanhava desde a adolescência.
Encontrei a "Shimmering Wave Bronze" na The Bodyshop, que serviria como iluminador, blush e contorno mas tenho-a usado também como sombra nos olhos e o resultado final é bonito. Como não é própria para esse efeito, a pigmentação não fica impecável 10h como sombra de olhos, mas o brilho está lá (e nas bochechas e qualquer outro sítio onde coloquem). Custou cerca de 18€ e é vegan. 


Decidi arranjar outro batom para fazer companhia ao de cor vermelha, que me acompanhou no baile de finalistas e primeiros casamentos do ano, e trazer uma cor também arrojada, mas com um toque mais outonal. Depois de experimentar meia dúzia de tons, este ruivoli foi amor à primeira pincelada nos lábios. O batom é da "Quem disse, Berenice?" e custou cerca de 7€. Sempre que o coloco sinto-me logo mais confiante e vaidosa. 



A nova entrada deste Outono dos artistas que mais oiço é a Lizzo. Apareceram-me no feed do Twitter alguns vídeos de actuações dela e fiquei interessada. É uma presença poderosa em palco, dança com um ritmo contagiante e as músicas transmitem mensagens de amor-próprio e empoderamento. 
A minha favorita é a "Juice", mas também gosto de me sentir a "baddest bitch" ao cantar a "Truth hurts" ou a dançar a "Tempo". 



O casamento de 8 de Novembro foi sem dúvida um dos melhores momentos do ano inteiro. Casaram-se duas pessoas, que apenas conheci este ano e se tornaram numa das amizades que mais quero preservar. Eu e o meu namorado participámos tanto na surpresa do noivo para a noiva, como na da noiva para o noivo, por isso a noite teve um sabor especial. 
Foi também o início da época natalícia e cumpri a tradição de visitar as iluminações nas minhas duas cidades: Leiria e Lisboa. 
Por último, dia 8 de Dezembro, dia de aniversário da minha avó paterna e do meu namorado. Ao almoço consegui matar saudades de ver a família paterna reunida e no lanche e jantar de apaparicar o meu namorado e amigos. 






Já há vários anos que sigo que me divirto com as "palermices" da Bumba na Fofinha. Sou fã da Mariana Cabral, por isso tinha a certeza que iria adorar o seu podcast assim que o ouvisse. Comecei na semana em que acabou esta primeira temporada, e o "Fuso" subiu rapidamente para o meu top de podcasts preferidos. Está ali taco-a-taco com o Ask.tm do humorista Pedro Teixeira da Mota.
Para quem quiser soltar umas gargalhadas com os devaneios e histórias da Mariana na temporada em que esteve a viver em Nova Iorque, está à vontade!
Por último, a recomendação de um vídeo. Sou fã assumidíssima de ASMR, estes vídeos que me fazem ter arrepios na cabeça e ajudam a relaxar. A minha ASMRtist preferida é a portuguesa Madame Butterfly ASMR. Normalmente são os seus vídeos de roleplay os meus preferidos, mas este dela a ler o início de "O Príncipe da Dinamarca" de Sophia Mello Breyner fez as minhas delícias e em menos de 10 minutos já estava a dormir.


Muito obrigada a quem leu até aqui. Desejo-vos um óptimo ano!

Com amor,
Catarina

4 comentários:

  1. Foi um outono bem cheio de coisas boas :)
    Também me diverti imenso a acompanhar o Fuso, da Bumba na Fofinha
    Um excelente ano!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Foi a minha prenda de aniversário para o meu namorado. Não é da melhor qualidade (veio da Wish), mas é giro como tudo!

      Eliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)