sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Sugestões para começarem a ver Anime

O universo de manga e anime é algo que me passou completamente ao lado enquanto crescia, confesso. Bom... a não ser que incluamos os desenhos animados que víamos, como Doraemon, Navegantes da Lua e tantos outros de origem japonesa.
Lembro-me de no secundário ouvir falar, principalmente de colegas da área de Artes, sobre Naruto mas foi algo que não me prendia a atenção enquanto fazia zapping pela televisão.
Até que comecei a namorar com o Di.
Quando gostamos de alguém é normal querermos mostrar e partilhar as nossas coisas favoritas com essa pessoa. Seja um sítio bonito, um restaurante que adoramos, a nossa música preferida ou o filme que não nos cansamos de rever.
No caso do Di, uma das coisas que ele me quis mostrar foi a sua anime preferida: Naruto.
Confesso que não foi paixão à primeira vista, mas à medida que ia vendo mais episódios, comecei a criar empatia com algumas personagens, o enredo começou a tornar-se mais interessante e conheci todo um novo mundo.
Entretanto já vimos mais algumas séries de anime juntos e gostava de partilhar convosco as que acho que valem mesmo a pena ver. 

 

Naruto

Sem surpresas nenhumas, Naruto tinha que estar na lista.
Este anime acompanha as aventuras de Naruto, um rapaz órfão que vive numa vila conhecida pelos seus ninjas. Ele é posto de parte pelos outros habitantes da vila de Konoha, por algo que lhe aconteceu em bebé, mas não desiste de tentar ser o ninja mais forte da aldeia, para poder ser reconhecido pelos seus pares e proteger quem o rodeia.
É uma série que pode parecer longa, mas se virem sem fillers (episódios que servem literalmente para "encher" e dar tempo à manga em que se baseia a história para ser publicada; que não acrescentam nada ao enredo) vê-se mesmo muito bem.
Acho que, tal como as minhas séries e filmes de fantasia favoritos, consegue criar um universo muito peculiar e credível e dar uma dimensão fantástica a todas as personagens. 
 



Death Note

Foi a segunda anime que vi e foi-me imensamente recomendada por toda a gente.
Conta a história de Light, um aluno de secundário que tropeça num caderno que tem o poder de matar  pessoas cujo nome for nele escrito. Light sente que pode ajudar o mundo, eliminando criminosos e homicidas sem que as autoridades suspeitem dele, mas depressa o poder lhe começa a subir à cabeça. Entretanto, começamos também a seguir o ponto de vista dos investigadores que tentam perceber como é que de repente há um número alto de mortes súbitas sem motivo aparente.
É muito interessante esta história de perseguição de rato e gato, assim como apercebermo-nos de que vamos variando o lado da "justiça" em que estamos. É muito bem realizado e é uma série curta, sendo fácil de ver.


Full Metal Alchemist Brotherhood

Foi a última série que vi e estou realmente arrependida de não lhe ter dado uma oportunidade mais cedo. Ou então não, porque soube mesmo bem agora que as temperaturas estão mais frias, ver a história dos  irmãos Eric enrolada numa mantinha no sofá.
Estes irmãos são alquimistas, o que significa que conseguem transformar a matéria e substâncias em algo equivalente. Servem o governo, para proteger os cidadãos e derrotar os inimigos públicos, mas estes adolescentes têm uma particularidade - querem recuperar os seus corpos. Em pequenos perderam a mãe e, numa tentativa de voltar a vê-la através da alquimia numa prática proibida, sacrifiram partes do seu corpo (ou por inteiro no caso do Alphonse).
Neste mundo, nada é o que parece e vão ter que se juntar a aliados improváveis para que consigam salvar o seu país de um mal maior.
Acho que se nunca viram nenhum anime, esta é uma boa escolha para começar. Não é muito comprida, começa a ficar interessante logo nos primeiros dois ou três episódios e tem personagens a que se afeiçoam depressa.


Attack on Titan

O melhor, na minha  humilde opinião, ficou para o fim.
Comecei a ver esta anime com a premissa de "Vê só o primeiro episódio. É um pouco sangrento e violento mas se te interessar vais adorar a série."
E não é que tinham razão?
Attack on Titan passa-se numa distopia, em que os humanos vivem dentro de muralhas gigantes para se protegerem dos titãs - criaturas enormes que comem pessoas. Eren e Armin são dois amigos que têm curiosidade em ver o mundo além muralhas, mas tudo se complica quando as muralhas são atacadas por titãs, centenas de anos após o último incidente.
Adoro a maneira como esta série nos deixa no escuro, dando-nos pequenas pistas que só mais tarde vamos entender o que significam e tendo momentos que nos fazem deitar por terra o pouco que achávamos ser verdade. É mesmo muito viciante e mal posso esperar que saia a última temporada no final deste ano.
A Mikasa é uma das minhas personagens favoritas, assim como o capitão Levi.
Se estão interessados em anime, esta é a que sem dúvida não devem perder.






Todas estas animes estão disponíveis na Netflix embora a continuação (e melhor parte!) de Naruto, que se chama Naruto Shippuden, ainda não esteja. Vamos aproveitar este confinamento para dar oportunidade a esta arte inspiradora japonesa? 
E se gostam de anime, quais os que não posso perder?


Com amor,
Catarina

1 comentário:

  1. Shippuden é de facto a melhor. As personagens de Naruto são tão relatable que parecem reais. Ainda hei-de rever Naruto pela 4ª vez!

    Para iniciantes de anime recomendo Boku no Hero (em inglês, My Hero Academia)!

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)