sábado, 24 de abril de 2021

"Eleanor Oliphant is completely fine" de Gail Honeyman

Já tinha ouvido falar do livro "A Educação de Eleanor" o ano passado e as críticas eram unânimes: é um livro bom, daqueles que vale mesmo a pena.
A sinopse do livro nunca me fez adivinhar a explosão de emoções e toda a complexidade de personagens e enredo que cabe neste pequeno exemplar.
Eleanor é uma jovem mulher, que vive sozinha e rege a sua vida por organização, rotina e repetição das mesmas. Chega a sexta-feira à tarde e muitas vezes só volta a falar com pessoas quando regressa ao trabalho na segunda-feira de manhã. Vive aparentemente satisfeita com isso. 
Até ao dia em que ao sair do trabalho assiste ao desmaio de um senhor de idade e, encorajada por um colega da mesma empresa, socorre-o. 
A partir daí vai ver as suas rotinas sofrerem um abalo, vai conhecer novas pessoas e ver um pouco do que andava a perder.
Acho que o que mais me agradou neste livro, foi o facto de todas as personagens serem credíveis, com os seus defeitos, qualidades e interações que vejo acontecerem no dia-a-dia.
No início as interações sociais da "Eleanor" pareceram-me quase as de alguém no espetro do autismo, por serem um pouco desajustadas, mas rapidamente vamos aprendendo que a infância e crescimento da personagem principal foram muito longe do "normal". Muitas dessas interações fizeram-me rir, outras emocionaram-me.
Sei que fiquei a torcer por esta mulher especial e gostei imenso da forma como lhe deram um final "em aberto". Mesmo assim, foi daqueles livros que custou no coração ter terminado. Adorava que lhe dessem uma sequela.

Se querem rir, chorar, ser surpreendidos e pegar num livro que dê vontade de ler em todos os pedacinhos de tempo livre, A educação de Eleanor é para vocês.


Com amor,
Catarina

1 comentário:

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)