domingo, 17 de dezembro de 2017

Catarina na Terra do Sol Nascente - Santuário de Heian e voltas por Kyoto

Depois de visitarmos o Pavilhão Dourado e Castelo de Nijo, fomos visitar um dos santuários budistas mais recentes: o Santuário de Heian.




Heian é o antigo nome de Quioto e este santuário foi construído para comemorar o 1100º aniversário de quando a cidade foi proclamada capital do Japão (que depois passou a ser Tóquio).
Devo dizer que se passarem por aqueles lados devem reservar tempo para verem este santuário. É imponente, bonito e é lá que podem passear pelo meu jardim preferido da viagem. E olhem que não é fácil dizer isto, porque era cada um mais bonito que o outro.

O mapa do santuário

O santuário tem após a entrada este terreno cheio de pedrinhas brancas para purificar quem por lá passa. Dizem que o som produzido pelos nossos pés ao pisar este caminho de gravilha é semelhante ao som das pedras do rio, local de purificação.



 Nem consigo imaginar como será passear por estes jardins e lagos na altura das cerejeiras em flor. Os nenúfares, as árvores, as garças, carpas e peixinhos não deixaram ninguém indiferente e o nosso grupo demorava-se pelos locais, embora a nossa guia nos apressasse.



Só me lembro de comentar com os meus pais: "parece que estou a olhar para o fundo de um ecrâ de computador". É tudo tão bonito. Ficámos aqui a contemplar a paisagem, enquanto algumas pessoas do grupo compraram comida para dar aos peixes e tartarugas do lago.
Este local tem também um salão para casamentos e festas e a guia contou-nos que, ao contrário do copo-de-água bem longo e animado dos nossos casamentos, aqui normalmente a festa dura pouco mais que duas ou três horas.

Depois desta visita percorremos algumas ruas de Quioto, parando para ver as lojas, os cafés temáticos (havia da Hello Kitty e outro do Estúdio Ghibli) e ver onde são os clubes privados das geishas.



Antes de jantar fomos ver um espetáculo que retrata vários tipos de entretenimento tradicionais do Japão. Vimos a cerimónia do chá, espetáculos de marionetas, música e a famosa dança kyo-mai  das maiko (aprendizes de geisha). Não foi das apresentações mais animadas que vimos, mas foi de certa maneira ver um pedaço de história viva.


Para acabar bem o dia, fomos à procura de um restaurante para comer e passear até à beira-rio.

Comemos omeletes com arroz e outros toppings e devo dizer que estava mesmo muito boa.


Espero que tenham gostado desta longa publicação.

Com amor,
Catarina

8 comentários:

  1. Que sonho! Esse jardim é mesmo lindo :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, uma pessoa tem que se estar constantemente a beliscar porque parece tudo demasiado bonito para ser realidade :p
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Fantástico! Eu adorava conhecer o Japão... pelas fotos é quase como se estivesses dentro dos animes *.*
    Julgo que já cheguei a acompanhar o teu blogue quando tinha o meu blogue antigo, por isso, estou super contente por ter voltado a encontrá-lo. Vou voltar a acompanhar ;)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, uma pessoa olha para alguns pormenores e pensa "afinal isto é mesmo assim!".
      Obrigada Filipa! Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Se as fotos são lindas, então ver ao vivo deve ser mesmo breathtaking :)
    Um dia ainda descubro qual é a espécie dessa tartaruga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente um dia gostava de descobrir :)
      Obrigada, um dia vamos os dois ver as cerejeiras em flor!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. É daquelas viagens que acho que compensa mesmo juntar um pé-de-meia durante uns anos para ir pelo menos uma vez na vida :)
      Beijinhos!

      Eliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)