quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Dicas para escrever uma Dissertação de Mestrado (parte II)

Na semana passada escrevi algumas dicas e noções sobre a famosa "Tese de Mestrado" (parte I). Tive um feedback muito positivo e querido da vossa parte por isso quis voltar rapidamente para vos dar mais alguns conselhos apenas com a minha experiência pessoal e a de amigos.

5) Cria horários.
Para muitos, na altura da escrita da tese esta é a vossa única obrigação académica. Se ainda faltarem uns largos meses para o prazo de entrega a tendência vai ser para deixarem as coisas para a última hora. Qualquer que seja a vossa ocupação, definam um horário para trabalharem apenas na tese. Para quem trabalha ou ainda estuda pode ser apenas aquela hora das 19 às 20h três a quatro vezes por semana, mas para quem tem tempo livre podem ser, por exemplo, 6 blocos de 3 horas distribuídos pela semana. Assumam esse compromisso e reservem esse espaço na vossa agenda. 

6) Índice em primeiro lugar
Este foi um conselho de uma colega mais velha e foi muito sensato. Assim que discutirem a estrutura da vossa dissertação com o vosso orientador e de terem a temática relativamente estudada, tentem construir o índice. Depois, copiem o índice para uma folha do word e espacem os vários títulos, de maneira a depois ser uma questão de ir "preenchendo" cada um.

7) Bibliografia
Os professores têm sempre preferência em relação a citarem artigos do que livros, mas devem consultar ambos. Muitas faculdades facultam acesso a artigos que não estão disponíveis ao público-geral aos seus alunos enquanto utilizam a rede académica, por isso tentem informar-se com os funcionários da biblioteca. Para os comuns mortais, existem algumas extensões (como esta) para conseguir obter os artigos pagos que pesquisam no Pubmed.

8) Execução
Devo dizer que o método que utilizei para ir escrevendo a minha revisão bibliográfica (que no formato de investigação se traduz na Introdução) foi o que utilizava ultimamente para os trabalhos. Pesquisava a bibliografia, transpunha para um documento word tudo o que me interessava de cada artigo/livro sobre o meu tema e depois ia colocando essa informação no sítio "correto" do tal Índice espaçado de que falei anteriormente. Depois vou cortando a informação repetida e de artigos que apenas a estão a citar (embora possa pesquisar essa citação se necessário). No fim construo o texto pelas minhas próprias palavras sem me esquecer de atribuir os autores da informação.

9) Guardem a Introdução e Resumo/Abstract para o fim
Dependendo da estrutura, podem introduzir a vossa dissertação com algumas linhas sobre o vosso tema e objetivos. Tanto esta introdução como o resumo (e a sua tradução - abstract) devem referir a globalidade do vosso trabalho, por isso o melhor é deixá-los para o fim para não se preocuparem em modificá-lo caso alterem o conteúdo do que abordaram.


Para não ficar muito extenso, farei ainda uma terceira e última parte destas dicas.
Espero genuinamente ter ajudado e apaziguado os futuros mestres desse lado.

Com amor,
Catarina

6 comentários:

  1. Essa ideia de agendar umas horas nos nossos dias é incrível! Acho que vou experimentar. Como vou estagiar, vou ter muito pouco tempo durante a semana, por isso acho que vai ser o ideal :)
    Em relação à revisão da bibliografia, eu sigo exatamente os mesmo passos que tu :) Primeiro leio e retiro o essencial, e depois construo o meu texto com base nisso, colocando sempre as referências certas (até faço um índice com os artigos que li para ser mais fácil).
    Estou curiosa com o próximo post! Dás dicas mesmo úteis :)
    Beijinho*

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    1. Pois, eu tive que começar a agendar horas porque começava a fazer outras coisas e depois ao final do dia já não me apetecia trabalhar em nada porque me sentia cansada...
      Sim, também fiz um índice desses :)
      Fico muito feliz por ajudar! Beijinhos

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  2. Quando escrevi a minha também estabeleci um horário e consegui acabá-la uma semana antes do prazo. Por acaso consegui escrever a introdução e o resumo logo no início porque eu tinha a certeza do que ia falar e de que não ia mudar. Mas escrever no fim parece-me mais acertado realmente. São excelentes dicas, parabéns :)

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    1. Pois, os horários obrigam-nos mesmo a ir fazendo as coisas mesmo quando a preguiça ataca :)
      Que bom, assim foste logo directa ao assunto!
      Beijinhos

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