sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Biblioteca - Três livros que conheci através da sua adaptação a ecrâs

As minhas três últimas leituras têm algo em comum: ouvi falar dos livros devido ao sucesso do filme ou série que inspiraram. Quer seja um filme nomeado e vencedor de Óscar, uma série popular e vencedora de vários Emmys e um filme que me lembro de ter visto em parte na televisão há uns bons anos.





Call Me By Your Name de André Aciman
Só ouvi falar deste livro depois da nomeação para Óscar de Melhor Filme o ano passado. As críticas tão positivas ao romantismo do filme fizeram-me querer ler o livro, pois já se sabe que por detrás de um grande filme está uma grande obra.
Não "spoilando" (até porque ainda não vi o filme), gostei imenso de ler esta bonita história de amor. Sentir através dos pensamentos do Elio o que é ter uma paixão platónica e relembrar o que é tentar decifrar tudo o que a nossa pessoa amada diz e faz, para saber se existe a menor possibilidade de sermos correspondidos é tão revigorante. Leva-me mesmo aos tempos da adolescência. Para além disso, a acção passa-se maioritariamente numa Villa na costa italiana, o que nos faz sonhar com banhos de sol, passeios de bicicleta pelas ruas vendo o mar e com gelados na piazetta. É um livro mesmo, mesmo bonito.

Crédito de imagem: Wook

A História de Uma Serva de Margaret Atwood
Queria começar a ver "The Handmaid's Tale", mas o ratinho de biblioteca que há em mim queria ler primeiro o livro onde se inspiraram. É um livro pesado, que no início nos deixa completamente às cegas sobre o que está a acontecer, mas que vai desvendando alguns conhecimentos pouco a pouco. Retrata uma distopia, onde os níveis de fertilidade do planeta reduziram a pique e uma porção dos E.U.A. que decidiu que se deveria combater este problema voltando aos tempos em que a religião ditava as leis, tornando as poucas mulheres férteis em escravas sexuais para tentar aumentar a população.
Este é um daqueles poucos casos em que acho que a série está melhor que o livro. No sentido em que, mesmo sentindo que respeita as dinâmicas e enredo da obra literária, dá mais contexto e "inventa" coisas que fariam todo o sentido. O livro deixou o final em aberto e muitas questões por responder. Felizmente, a série aborda e responde a algumas dessas questões. Mesmo assim, não fiquei nada arrependida de o ter lido.


Crédito de imagem: Wook

Mulherzinhas de Louisa May Alcott
Lembro-me de em adolescente apanhar a meio o filme "Mulherzinhas", protagonizado por Winona Ryder e outras actrizes conhecidas. Gostei bastante da história, que segue a vida de quatro irmãs e da sua mãe aquando a ida do pai para a guerra e a adaptação a um menor poder económico, enquanto têm os pensamentos, sonhos e paixonetas típicas de "mulherzinhas". Fiquei super curiosa para ler os livros em que o filme tinha sido inspirado e, este ano, tive finalmente nas mãos este clássico da literatura.
Confesso que o registo é bem mais infantil do que estava à espera. Vê-se, pelo tom do narrador, que o objetivo é ensinar jovens crianças ou adolescentes que se deve praticar a humildade, bondade e solidariedade. Porém, ao irmos conhecendo as personagens e afeiçoando-nos a elas a história começa a ser bem mais interessante e acabei praticamente desesperada por saber o que acontece a seguir a estas irmãs. Já tenho planos para ler os próximos volumes.

Já leram algum destes livros?

Tenham um óptimo fim-de-semana!

Com amor,
Catarina

4 comentários:

  1. Tenho o Mulherzinhas numa edição antiga que pertenceu à minha mãe e veio parar a mim por herança. Tenho bastante curiosidade com o primeiro livro, apesar de não ter visto o filme. Um dia ainda o irei ler.

    ResponderEliminar
  2. Quero muito ler o primeiro e o terceiro! O segundo, confesso, não conhecia

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. De todos estes livros, tal como tu, também os conheci pelo filmes e séries associadas, mas ainda assim tenho a mania de reter a visão dos respectivos até ler o livro. E acabo por nunca o conseguir fazer. E adio e adio... Ahah!

    JU VIBES | @itsjuvibes ❤

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)