terça-feira, 20 de novembro de 2018

Em casa (Desafio 1+3)

Desde que vim estudar - e consequentemente morar - em Lisboa, que o meu coração se dividiu em dois lugares. 
Por um lado, tenho Leiria, a cidade que me viu dar os primeiros passos no mundo e onde estudei e cresci, rodeada pela (maior parte da) minha família e amigos que fui fazendo.
Por outro, aqui em Lisboa tenho as raízes de parte da minha família materna, tive a experiência fantástica que foi a faculdade, conheci pessoas incríveis e encontrei o meu amor.
Durante muito tempo, incomodava-me ter deixado de me sentir 100% "em casa" tanto na minha casa de Lisboa como na de Leiria. Parecia sempre que faltava qualquer coisa, que não tinha absoluto controlo de tudo. Este sentimento também se alargou à casa dos pais do meu namorado.
Sim, eu gosto da parte de ser eu a fazer as compras e "tomar conta" da casa de Lisboa. Mas depois também adoro o meu quarto de infância, do jardim enorme e de ver toda a gente e o meu cão em Leiria. Há dias em que odeio o trânsito em Lisboa. Há outros dias em que me sinto limitada pela falta de diversidade em Leiria.
Até que um dia finalmente vi o copo meio cheio.
Eu tenho a sorte de ter duas cidades onde me sinto em casa. Melhor: eu tenho a capacidade de me encontrar e sentir em casa em qualquer parte do mundo. Porque a minha casa são as pessoas que amo, as paisagens que não me canso de admirar, os sofás onde me posso deitar a ler um livro e as músicas que me colocam um sorriso na cara. São as manhãs lentas em que consigo fazer yoga, as tardes em que consigo ir passear e apanhar sol e as noites em que me faço acompanhar de um chá quentinho.
A minha casa sou eu, sempre que me sinto eu. E neste momento sinto-me "em casa".


Com amor,
Catarina


(Publicação no âmbito do desafio 1+3, criado pela Carolina)

4 comentários:

  1. É a maneira como damos forma ao conceito casa que nos permite estar em casa em qualquer lugar - e com diferentes pessoas. E isso é maravilhoso!
    Amei a frase com que terminaste o texto *-*

    ResponderEliminar
  2. O lar é onde está o nosso coração, mesmo que sejam duas cidades diferentes :)

    ResponderEliminar
  3. É tão isso. Podemos sentir-nos em casa em muitos sítios, desde que estejamos com os nossos e com a mente tranquila. E isso é maravilhoso!
    Gostei :)
    Beijinho

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)