sábado, 2 de março de 2019

5 Dicas para quem quer treinar em casa

O ano passado tive que me despedir do meu ginásio, em Leiria, porque comecei a trabalhar em Lisboa. Foi com bastante pena minha, visto que gostava bastante das aulas e acompanhamento que lá davam, mas era incomportável visto que já não tinha disponibilidade.
Entretanto como ainda tinha uma grande incerteza dos meus horários, não me quis inscrever em nada cá pela capital. Se significa que tenho andado sem fazer exercício deste o Verão passado? Não, de todo.
Concentrei-me em canais de Youtube ou contas de Instagram que já conhecia, e recriei os exercícios lá feitos, na minha própria casa. Claro que não é a mesma coisa, nem há a mesma segurança do que quando fazemos com um instrutor, mas visto que não sou uma total novata e acho melhor do que não fazer nada é isso que tenho feito.
Deixo algumas dicas que funcionam comigo, caso também estejam interessados ou já sejam fãs do exercício caseiro.



1. Reflexo
Já que não há ninguém a vigiar a nossa postura, temos que ser nós mesmos a tentar corrigi-la quando fazemos exercício. Se tiverem um espelho grande e que vá desde o chão até à altura da vossa cabeça, óptimo. Senão, tentem o espelho mais jeitoso lá de casa ou, como eu faço muitas vezes, encerrem os estores de uma janela grande, que reflecte o suficiente para verem a vossa silhueta e compararem com a que estão a ver no ecrã.

2. Calendários
Para mim, uma das partes em que eu perdia mais tempo era em decidir que vídeo iria escolher para aquele dia. Se tiverem tempo, podem fazer uma playlist personalizada. Mas se, tal como eu, não têm paciência nem tempo, podem sempre usar calendários que os próprios criadores dos exercícios oferecem. Aconselho os desafios de 30 dias da Adriene, os calendários para beginners ou mensais da Blogilates ou até mesmo "challenges" como os da Raquel.

3. Ter noção das nossas limitações
Se dói, parem. Tão simples quanto isso. Porque a verdade é que às vezes é difícil distinguir entre um desconforto normal e uma dor que pode levar a uma lesão. Não se metam em desafios malucos, principalmente se estiverem em baixo de forma e respeitem o vosso corpo porque, não tendo ninguém a vigiar-vos, ele é o mais próximo de um instrutor que irão ter.

4. Criatividade no material
Há certos workouts em que são usados tapetes, halteres, etc. A maioria das pessoas não tem isso em casa e está tudo bem. O tapete de yoga pode ser substituído por uma toalha de praia num tapete fofinho e os halteres por uma mala com algum peso ou uns pacotes de arroz. É só usar a vossa criatividade, ou simplesmente não usar acessórios de todo.

5. Rotina
Tal como quem vai ao ginásio, também quem treina deve criar uma rotina a nível de horários para se exercitar. Eu, por exemplo, entro na maioria dos dias às 8h da manhã, por isso aproveito os dias em que entro da parte da tarde para o meu exercício físico. Porque me sabe melhor pela manhã e porque pode ser logo seguido pelo meu duche. Quanto mais seguirem a vossa rotina, mais vão sentir a falta do "treino" se falharem algum dia.

6. Divirtam-se
Aproveitem que não têm ninguém a ver-vos e façam figuras ridículas, vistam-se como quiserem, chamem nomes ao instrutor enquanto fazem a prancha. Vale tudo! 
Há tanta modalidade e canais diferentes que não se devem acomodar quando não gostam de algum e sentem que apenas o fazem por obrigação. Se não queres ficar a olhar para um ecrã, aproveita para ir fazer uma corrida ou caminhada, leva o teu cão ou a restante família e... Divirtam-se!


Com amor, 
Catarina

2 comentários:

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)