segunda-feira, 23 de março de 2020

Favoritos de Inverno

Escrevi aqui há menos de duas semanas, mas parece que se passaram meses. Sei que a blogosfera, e o mundo digital em geral, serve como um escape para muitos, no meio da pandemia que estamos a viver, mas não posso deixar de falar sobre isso. Afinal, este cantinho serve muitas vezes para eu recordar fases e momentos que vivi e, para o bem e para o mal, nunca vivi nada como isto. Esta incerteza de saber quando vou estar com os meus amigos e a minha família. A certeza de que nas próximas semanas tudo vai piorar. A garantia de que vou estar em contacto com o Covid-19, mas sem apostar qual será a reação do meu sistema imunitário - aparentemente competente - a ele.
Posto isto, vamos falar de coisas superfluas e que podem até não fazer sentido nesta altura. Até porque o início da estação baseou-se na normalidade e esperança. Tal como espero que se baseie o final desta próxima. Vamos a isso?

Há imenso tempo que queria ir ao The Green Affair. Este restaurante vegetariano já me tinha sido recomendado por várias amigas e, num dia solarengo de Inverno, dirigimo-nos à zona do Saldanha, em Lisboa.
Para entradas comemos gyozas que estavam saborosas e umas bruschettas que eram de comer e chorar por mais.
O meu namorado pediu uma bowl, deliciosa e saudável como se quer e eu pedi um tofu à lagareiro. O tofu estava um pouco enjoativo, mas o puré de grelos e broa estava mesmo, mesmo bom. Daqueles que se ouve um coro angelical assim que se degusta a primeira garfada.
Quando voltarmos à normalidade, tenho que pedir o bife, que dizem ser a estrela da casa





Como este ano estamos a fazer um desafio de não beber refrigerantes, deixo-vos a sugestão de um chá frio sem açúcares. É o sabor de Limão e Lima da Tetley, gama cold. Sabe-me a solero de limão e sabe muito bem, bem fresco. O sabor de maçã e mirtilo também não lhe fica nada atrás.



Neste trimestre disse adeus a muitas das séries que mais gosto. Foi o caso de Anne with an E, à qual dediquei uma publicação, mas também de The Good Place, que conseguiu manter-se fiel a ele mesmo do início ao fim, e de Orange Is The New Black, que se despediu com uma temporada final muito forte.
Atypical e Sex Education voltaram e fiquei sem espisódios por ver demasiado rápido.
Vi também a anime Attack on Titan e: Oh. Meu. Deus. Que série fantástica. Foi daquelas que devorei, que me surpreendeu episódio atrás de episódio e que não paro de recomendar a toda a gente. É sobre uma distopia, em que a humanidade se encontra dentro de muralhas, para se proteger de titãs, criaturas gigantes que se alimentam de humanos. O que no início nos parece a típica luta de pequeninos contra grandes, depressa escala para toda uma conspiração, em que nada do que se pensa é certo e há novas revelações que nos deixam completamente mind-blowned. Só não é para estômagos mais sensíveis, mas se gostam de um bom enredo que vos deixe agarrado sem saber bem o que se está a passar, não passem à frente. As duas primeiras temporadas estão disponíveis na Netflix.
Numa ida a casa dos meus pais, vimos "O Sussuro do Coração", um filme de animação do Studio Ghibli bem fofinho e que nos deixa um sorriso na cara.
Vi também Marriage Story, que me comoveu, com uma representação por parte dos protagonistas de se louvar. Uma visão de um fim de casamento e tudo o que isso acarreta, burocraticamente e emocionalmente.
Parasitas, o filme do realizador coreano Bong Joon-ho que ganhou o Óscar de melhor filme, dispensa apresentações nesta altura do campeonato. É realmente muito bom, com um enredo que nos surpreende e nos deixa a pensar no mesmo nos dias seguintes.

Neste Inverno virei-me para leitura mais leve.
Foi o caso do "Um de nós mente" de Karen M. Mcmanus, um thriller/romance adolescente, que me conseguiu agarrar, principalmente nas últimas páginas. Opinião mais detalhada aqui.
Também li o romance cómico "Asiáticos Podres de Ricos" (Crazy Rich Asians no original) de Kevin Kwan. Trata-se da história de Rachel e Nick, um casal americano de ascendência asiática. Nick convida Rachel para ir com ele ao casamento do melhor amigo, em Singapura e conhecer a família dele. O que nunca disse a Rachel foi que a sua família é estritamente tradicional e estupidamente rica. Foi uma leitura divertida, mas também muito enriquecedora em relação à cultura e elite asiática. Já o filme ficou muito aquém...
Li finalmente "Um Crime no Expresso do Oriente" de Agatha Christie e, mesmo tendo as expectativas altas, fiquei agradavelmente surpreendida. Pelo título, percebem que a bordo de um comboio, há um assassinato. Os únicos suspeitos são os passageiros daquela carruagem e cada pista é mais confusa do que a anterior, para o famoso detective Hercule Poirot...





Numa promoção no final do ano passado, aproveitei para trazer dois champôs da The Body Shop. Trouxe o meu favorito, o Fuji Green Tea e aproveitei para trazer o de Banana.
Para além de cheirar tão bem que me apetece prová-lo, também me deixa o cabelo limpo e macio. Entrou para o pódio.

No Natal recebi estas sapatilhas, da marca Nae. São muito confortáveis, mas são tão bonitinhas que nem tenho usado muito para não as sujar e manter imaculadas. São feitas a partir de plástico retirado dos oceanos, o que me faz valorizá-las ainda mais.




Em Fevereiro, no fim-de-semana do Carnaval, fui em viagem de família com os meus pais e irmão para Amsterdão. Desde Agosto de 2018 que não tínhamos umas férias em conjunto e foi mesmo bom fugir à rotina e deixar em solo português quaisquer preocupações. Foram quatro dias com arquitetura bonita, boa comida, flores, arte e muitas bicicletas. 









Em Janeiro decidi fazer franja, que já não tinha desde criança. Gosto imenso de me ver, mas a verdade é que o meu cabelo já não é liso como em miúda e manter uma franja certinha dá muito trabalho. Entretanto o cabelo cresceu e estou a ver se vou começando a adaptar o penteado ao longo do crescimento. Até porque agora não vai ser possível ir a um salão nos próximos tempos...
Foi também a primeira vez em anos que arranjei um telemóvel novo em folha. Eu sou a menos exigente na família a nível de tecnologia. Desde que dê para usar as minhas aplicações, fazer chamadas e tirar fotografias, posso ter qualquer telemóvel já usado (normalmente pelo meu irmão). Mas a verdade é que o meu anterior já estava lentito, sem espaço e a falhar quando usava duas aplicações ao mesmo tempo.
Recebi o Xiaomi Mi 9 Lite e não podia estar mais fã. Ecrã grande para poder ver Youtube e Netflix, câmara com óptima resolução e imeeenso espaço para ter todas as aplicações e mais algumas. Conquistou-me.

Por último, o podcast do Leitão, Bruno Leça (Nurb) e Ana Ventura tem-me feito companhia. São conversas completamente aleatórias, que parecem ser roubadas de certos serões com os meus amigos e muito cativantes. Vejam em vídeo porque de vez em quando a Verinha, cadela mais fofa, aparece. Chama-se "Os Animais Também Falam".


Espero que estejam bem, em casa, a proteger-vos e aos vossos. Sei que os próximos tempos não auguram nada de bom, que o final está longe de chegar e que a vida tal como a conhecemos parece distante e inalcançável. Mas, fazendo a nossa parte, vamos passar por isto. Daqui a uns meses vamos estar a partilhar histórias desta altura, perto de quem gostamos. Vão ver.
Muita força e um abraço virtual apertado.

Com amor,
Catarina

3 comentários:

  1. Adorei os teus favoritos!! Acho que nesta altura precisamos posts que não ignorem o momento mas que nos animem :D

    Eu vi o Parasitas e confesso que não gostei particularmente. Durante todo o filme o meu cérebro deu um nó e parecia que estava a ver uns 4 filmes diferentes. Gostei apenas da sátira e da comparação entre os "niveis" da sociedade.

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Adoro essa gama cold da Tetley! E esse sabor é dos meus favoritos, juntamente com o de Mojito :)
    Um Crime no Expresso no Oriente [o livro] está mesmo espetacular!

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)