quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Biblioteca - "Normal People" de Sally Rooney

Normal People era o livro que eu não sabia que queria, mas que precisava para retomar a vontade de ler. 
Foi-me oferecido no aniversário pela minha tia, que mora na Irlanda e decidiu-me dar a conhecer esta "compatriota".
Não consigo definir este livro como do género "Young Adult" porque, a meu ver, embora a história se inicie ainda na adolescência dos dois personagens principais, as temáticas são pesadas e a relação é bastante mais adulta do que os clássicos romances juvenis.
A história passa-se através do ponto de vista de Marianne e Connel, alternadamente. Marianne é uma miúda rica, boa aluna mas que não se esforça para pertencer aos padrões dos restantes colegas, sendo ostracizada por eles. Connel é filho de uma mãe solteira, com uma vida mais modesta, mas que é popular pelos seus colegas devido ao jeito para o desporto, simpatia e boa aparência.
Os dois iniciam uma amizade colorida, secreta, pois Connel tem vergonha de Marianne, mas vamos acompanhando a dinâmica da amizade e do crescimento e mudança deles próprios ao longo dos anos.



Gostei imenso da maneira como o livro está escrito, parece que temos acesso aos pensamentos crus das personagens principais. O livro adensa-se com temas como saúde mental e relações abusivas, mas não deixamos de torcer pelo amor e romance. 
Um livro que, embora pareça que não tenha uma história cheia de ação ou reviravoltas mirabolantes, deixou-me completamente apegada à sua leitura e que me fez passar por todas as emoções possíveis.
Se querem um livro sobre relações humanas e dores de crescimento, com amor pelo qual querem torcer, "Normal People" é um livro que recomendo vivamente.


Espero que tenham o resto de uma óptima semana!


Com amor,

Catarina

2 comentários:

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)