sábado, 16 de janeiro de 2021

Favoritos Outono 2020

Sei que estamos na altura das reflexões sobre o ano que se passou, mas eu cá vou continuar as minhas retrospectivas trimestrais. Desta vez, sobre este Outono que passou, onde tivémos de encontrar algum alento no meio de uma segunda vaga da pandemia.


O primeiro grande favorito é um lançamento da Nescafé que tem feito as minhas delícias, trazendo-me um Latte digno de Starbucks à minha caneca cá de casa. Já provei a Oat Latte e a Coconut Latte e, embora as duas sejam óptimas, a primeira é a minha predilecta. Ainda por cima tenho-as encontrado sempre em promoção.


A segunda recomendação, ainda no tema de bebidas quentinhas, é uma dica da Catarina Barreiros. Usar bebida vegetal (que podem fazer em casa com um robô de cozinha) bem quentinha num frasco de restos de manteiga de frutos secos. Experimentei num frasco de manteiga de amendoim com bebida de aveia e uma pitada de canela e ficou delicioso.
Ainda na onda vegetal, fiquei super fã do "picado de carne" vegetal do lidl. Chama-se Next Level Picado e o sabor, a textura e a versatilidade ajudaram a matar saudades da bolonhesa cá em casa.



"Over the moon" é um filme de animação da Netflix, com inspiração na cultura chinesa. Conta a história de Fei fei, uma menina que quer ir à Lua para provar que a lenda da deusa da Lua Chang'e é real. Tem a coelhinha mais fofa de sempre como ajudante e confesso que me emocionei muito neste filme sobre o sentimento de tristeza e perda.
Continuando no mundo da animação, ando apaixonada pela série "She-ra and the Princesses of Power", também da Netflix. Adora é uma rapariga soldado, que treina para lutar contra as maléficas princesas, até ao dia em que vai para o terreno e descobre que afinal pode não estar no lado dos bons da fita... Encontra também uma espada que lhe dá poderes e desperta memórias que não sabia ter. Tem personagens destemidas, tem lições bonitas sobre amizade e aceitação e também representatividade de raças, orientação sexual e identidade de género. As minhas personagens preferidas são a Princesa Scorpia e o Capitão Seahawk. Vale muito a pena.
Num estilo de animação diferente e com uma década de existência, devorei "Full Metal Alchemist" na companhia do meu namorado. Já falei sobre este viciante anime na publicação que fiz sobre este género de animação.
Para acabar numa nota mais séria, convido-vos a ver o filme "Philomena" que conta a história real de uma adolescente irlandesa, que foi castigada pela família por ter engravidado de uma relação casual, ao abandonarem-na num convento para ter a criança em segredo. Muitas raparigas encontravam-se lá pelos mesmos motivos e, viram os seus filhos serem dados para adopção sem a sua autorização. 
Um jornalista inteira-se desta história e convida-a para irem aos Estados Unidos da América à procura do seu filho.
É uma história que nos toca o coração e dói, sabendo que esta foi a realidade de muitas mães e algumas famílias até em Portugal (lembro-me de ver uma reportagem sobre um orfanato católico nos Açores).

 


O Hipnotista foi uma recomendação da minha mãe e a minha estreia na escrita de Lars Kepler (que na verdade é o pseudónimo de um casal sueco). Este romance policial foi daqueles livros em que me sentia pouco interessada nas primeiras páginas, mas que acabou por me agarrar à medida que o enredo se ia desenvolvendo.
Conta a história de Erik, um médico que também estuda a hipnose como maneira de superar trauma e que é chamado pela polícia para tentar obter o testemunho de um sobrevivente a um massacre de uma família, de maneira a tentar impedir que o assassino ataque também uma familiar que se encontrava noutro local.
Nada é o que parece e vamos tendo também umas luzes sobre o passado de Erik e o porquê de ele ter abandonado o método de hipnose. Gostei imenso.


O Conversas entre Amigos é a primeira obra publicada de Sally Rooney, autora de Normal People que provavelmente foi o meu livro preferido do ano (e a série é também divinal). É uma história muito interessante, sobre um envolvimento extra-conjugal e como isso afeta a relação da protagonista com os amigos mais próximos e ela mesma. Escrevi uma publicação sobre o mesmo aqui.


Quando o tempo arrefece, a minha pele tem sempre tendência a ficar mais seca. Tenho encontrado um aliado nesta máscara da Simply Pure, que me foi oferecida pela minha tia que vive na Irlanda. É uma leave on water mask para peles sensíveis e funciona bastante bem. No entanto, continua a ter um amor ainda mais forte por esta máscara hidratante da The Body Shop (de que falei nestes favoritos).

Outro produto de que estou fã, é o esfoliante de óleo de côco e açúcar que fiz por casa e que já vai a metade do frasco. Se tiverem curiosidade, expliquei como se consegue fazer aqui.



Há algumas músicas que andei a cantarolar especialmente nesta última estação. 
Graças ao Tik Tok e a uma coreografia super simples e fofa, conheci o "Space Girl" da Frances Forever. Uma música com boas energias e querida que a autora escreveu após ver um episódio de Star Trek.
Na época de Natal, costumo ouvir sempre os mesmos clássicos, sendo o meu favorito o "Driving Home for Christmas", que nunca falha na viagem para casa dos meus pais. Adicionei à playlist festiva o "Snowman" da Sia, que tem um refrão que fica no ouvido e nos faz querer cantá-lo a plenos pulmões.
Por último duas artistas portuguesas que merecem reconhecimento: Carolina Deslandes com o seu "Não me Importo" e o cover de "Devia Ir" pela Bárbara Tinoco.




O jogo "Among Us" esteve na berra e foi uma forma divertida de passar tempo com alguns amigos. Sou uma péssima impostora e descobri que tenho amigos que são excelentes mentirosos quando querem...

Há algum tempo que invejava o carrinho de compras das senhoras mais velhas, já que muitas vezes vou ao supermercado a pé e trago um saco grande em cada ombro. O meu namorado surpreendeu-me com um modelo bem robusto, com espaço para as compras da semana. É tão prático que já não me imagino a ir às compras sem ele.


Também na onda de coisas que as pessoas de idade têm (e com razão), comprei este saco de cereais e alfazema por encomenda na Saponina - uma marca portuguesa, vegan e amiga do ambiente. Basta aquecer 2 minutos no microondas e fica quente e com um cheirinho a alfazema que me deixa em modo relaxamento ao final de um dia. Como é constituída por cereais, dá para ajustar a qualquer parte do corpo, e uso-a sempre que tenho dores musculares localizadas. No entanto, o meu uso preferido é levá-la quentinha para a cama comigo nestes dias mais frios.



Por último, só referir os vários podcasts que o "Bruno Aleixo" cria para a Antena 3. "Aleixopédia", "Aleixo FM" e o meu preferido "Aleixo Amigo". São episódios curtinhos, mas que me fazem rir em voz alta muitas das vezes.


Desejos de um bom 2021!


Com amor,

Catarina


2 comentários:

  1. Olá! Gostei muito do blog e já o segui! Quero convidá-lo a visitar e a seguir o meu blog de volta <3
    Gostei muito de saber os teus favoritos! obrigada por partilhares <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)