sábado, 27 de março de 2021

Copo Menstrual - A minha experiência

Na minha caminhada para uma existência mais ecológica, o método usado na altura do mês em que o meu útero deita as suas frustrações cá para fora era uma das coisas que eu queria mudar.
Sempre preferi pensos higiénicos a tampões, por isso embora o copo menstrual fosse muito falado e elogiado pela simplicidade e capacidade de reutilização, tinha receio de experimentar e fui adiando outras opções pois não me pareciam tão práticas.
Já estava quase convencida, quando uma amiga me disse "eu não gostava de usar tampões e o copo não me incomoda nada". Decisão tomada.
Comprei o OrganiCup, tamanho A e penso que me custou 24€ numa encomenda da Saponina (aproveitei que ia encomendar também um saco de sementes e alfazema). Há à venda em muitas lojas ecológicas online, incluindo a da marca.
Após esterilizar uns minutos em água a ferver e ver os vídeos instrucionais no site da marca, coloquei o copo a primeira vez e... correu maravilhosamente bem. Achei que afinal era mais fácil do que diziam, mas no dia seguinte devo ter colocado incorretamente, pois houve uma pequena fuga para a roupa interior. Também houve um dia em que coloquei mais para cima do que o costume e tive alguma dificuldade em tirar, mas fora isso correu sempre muito bem.
Não vos sei descrever o alívio que é saber que, em casa, tenho sempre um copo menstrual à espera caso precise. Sou um pouco distraída e já foram várias as idas ao supermercado para comprar apenas pensos higiénicos, pois tinha acabado com a caixa no ciclo anterior.
Para além deste fator prático, de ser um método sem perigo para a saúde e muito mais amigo para o ambiente que os produtos descartáveis, existe também a vantagem económica, já que o copo bem estimado pode durar até uma década. Pelas minhas contas, se ele me durar um ano e meio já me poupa a carteira.
Não acho que seja um método para toda a gente, já que é um pouco mais invasivo: precisam de usar o vosso dedo no canal vaginal para verificar que o copo está bem colocado e depois para desfazer o vácuo e retirá-lo; assim como ver o sangue quando despejam o conteúdo do vosso copo na sanita ou chuveiro.
Para mim é confortável, quase me esqueço que estou com ele e mesmo passadas 12h não tenho sequer metade do recipiente com conteúdo o que facilita a sua remoção. 
Estou fã!





Também já usaram produtos menstruais reutilizáveis? Qual a vossa experiência?


Com amor,
Catarina

2 comentários:

  1. Parece um pirilampo mágico. Daqueles novos não muito bonitos

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho um, comprei o ano passado. Apesar de usar sempre desde que comprei não tem sido uma experiência feliz ahah.
    Há sempre fugas, por mais que tente ele nunca fica bem. Só aconteceu ficar bem uma vez. É falta de jeito mas ao fim de tantos meses não acho que vá aprender ahah.
    Já pensei em comprar de outra marca que traz aplicador mas a verdade é que o meu está novo, e eles não são propriamente baratos.

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)