sábado, 1 de agosto de 2020

Favoritos Primavera

Mais um trimestre, mais uma partilha de Favoritos.
Sei que desta vez vêm com mais de um mês de atraso, mas não me coíbo de fazer a publicação na mesma, visto ser das minhas preferidas de escrever e rever.
Vamos a isto?



Confesso que os meus hábitos de leitura foram piorando ao longo da estação. No início da Primavera aproveitava o início das minhas manhãs para me estender ao Sol no terraço e ler cerca de 10 minutos enquanto bebia um chá frio. 
Li "O Vale dos Cinco Leões" de Ken Follet, um autor que raramente me desilude. É um romance interessante, cuja maior parte do enredo se passa durante a Guerra do Afeganistão. Como diferentes personagens estão em lados opostos desta guerra, dá-nos uma perspectiva interessante sobre a mesma. Não é o melhor livro do autor, mas é uma boa leitura.
Depois, recebi uns livros policiais que a minha mãe me enviou da nossa biblioteca caseira, que infelizmente quebraram-me o ritmo de leitura.
Por outro lado, nas idas mais recentes a casa dos meus pais tenho aproveitado para ler os livros de banda desenhada do universo de "Avatar: The Last Airbender", que adoro e me fazem sempre rir e matar saudades da minha série preferida. O meu preferido é, sem dúvida, "The Search" já que responde à grande questão que a série deixou sem resposta: O que aconteceu à mãe de Zuko?

Nunca me dediquei tanto à cozinha e a fazer receitas novas como durante o Estado de Emergência. Recorri aos supermercados online, mas também aos serviços de entrega de cabazes de frutas e vegetais - até porque no início os supermercados tinham 15 dias de espera pelas compras...
O serviço de hortícolas que se destacou pela positiva foi a Confraria da Horta, tanto pela qualidade dos produtos, quer pelo acondicionamento e preços.


No campo da restauração, o Uber Eats foi a companhia naqueles dias em que queríamos comida "de fora". Pela aplicação descobrimos o "Tjela", que já pedimos duas vezes cá para casa, já que as opções são deliciosas e saudáveis.

Não vi muitos filmes, mas os que mais me marcaram foram a "Kiki", que entrou para os  meus "10 filmes do Studio Ghibli preferidos" e "Mulherzinhas", da realizadora Greta Gerwig, baseado no livro homónimo de Louisa May Alcott (opinião sobre o livro aqui), que me surpreendeu pela positiva, fazendo uma versão com um ponto de vista mais actual e interessante sobre o mesmo.
Em séries estreei-me e acabei de ver "Bojack Horseman", uma série que parece só mais uma comédia de animação leve e parva, mas que acaba por ganhar contornos bem mais aprofundados com temas como toxicodependência, doença mental, orientação sexual e relações humanas (mesmo quando muitos dos personagens são animais). As últimas temporadas então, são bem mais contemplativas e, a meu ver, muito mais interessantes e educativas. A série conta a história de Bojack, um cavalo ator que foi a estrela de um programa de sucesso nos anos 90, que tenta aos poucos voltar ao estrelato enquanto luta contra um passado menos bom e o alcoolismo.
Em várias publicações do movimento "Black Lives Matter", mencionaram a série "Dear White People", já que a mesma dá a conhecer várias perspectivas de personagens afro-americanas, num campus universitário supostamente "woke" para os problemas do racismo. Gostei bastante, até porque o ponto de vista vai mudando entre as várias personalidades da Universidade, mostrando que nem tudo é o que parece. Embora toque nos pontos sensíveis e tente explicar o problema de certas atitudes e expressões, também tem os problemas amorosos e de vida dos jovens universitários que dão uma certa leveza à série.
Por falar em leveza,vi "Never Have I Ever", uma série juvenil, da autoria da comediante Mindy Kaling. Conta a história de Devi, uma adolescente indiana que vive com os pais nos Estados Unidos da América. Devi perde o pai, com quem tinha uma relação muito próxima e tenta focar toda a sua atenção na sua (falta de) vida amorosa para evitar lidar com a sua perda. É uma série muito querida, divertida e que nos dá a conhecer também mais um pouco da cultura indiana em contraste com a ocidental.
Mais contrastante ainda, é a realidade da comunidade hassídica (judia), na minissérie Unorthodox, também da Netflix. É baseado na história de vida de Deborah Feldman, que nasceu numa comunidade ultraortodoxa em Brooklyn nos Estados Unidos da América, mas que foge para a Europa. Mostra-nos hábitos e rituais com que estamos pouco ou nada familiarizados e a realidade de muitas pessoas, rodeadas de modernidade e lutas pela igualdade a poucos metros de distância. A interpretação dos actores é excelente e, embora tenha cenas um pouco mais pesadas, é uma série que se vê mesmo muito bem.

No meu aniversário recebi produtos de higiene e cosmética da Mirística, uma marca portuguesa, vegana e com preocupação ambiental.
De todos os produtos os meus favoritos são o bálsamo hidratante de cacau e menta (sabe a chocolate After Eight!) e a Loção Refrescante After Sun. Esta última então, foi imprenscindível numa altura em que apanhei demasiado sol nos ombros...


Não houve grandes novos amores na minha playlist, mas o álbum Future Nostalgia da Dua Lipa acompanhou-me muitas vezes durante o exercício físico. 
Harry Stiles também entrou para a minha playlist habitual, dando-lhe um toque de descontração veranil.


Dado a situação actual, obviamente não houve grandes passeios nesta Primavera de 2020. 
No entanto, não posso deixar de destacar a visita aos meus pais no meu dia de aniversário. Já não estávamos juntos pessoalmente há mais de dois meses e foi um dia mais doce que o bolo de aniversário (que estava delicioso!).



Os diretos diários do Bruno Nogueira "Como é Que o Bicho Mexe" ajudaram a tornar menos pesada a fase em que vivíamos. Muitas foram as vezes em que eu e o meu namorado adormecemos ao som do karaoke do Nuno Markl, a rirmo-nos das novelas protagonizadas por Bruno Nogueira ou a apreciar a melodia escolhida pelo Filipe Melo. O episódio final foi o culminar e encerrar perfeito deste capítulo da nossa história.


Dediquei uma publicação a Animal Crossing: New Horizons, um jogo que adoro jogar e foi o lançamento perfeito para um altura em que viajar e fazer actividades ao ar livre estava severamente restringido. Dificilmente algum jogo o irá destronar dos meus favoritos nos próximos tempos.



Descobri o canal Madfit pelos desafios de exercício das canções populares da actualidade. A energia da Maddie é contagiante e a banda sonora motiva-nos a dar o nosso melhor. Os meus vídeos favoritos são os "Dance Party Workout", principalmente os das músicas da minha adolescência que me fazem esquecer que estou a fazer exercício e não numa discoteca a dançar com as minhas amigas.





Desejo-vos um óptimo fim-de-semana! Obrigada por estarem desse lado.

Com amor,
Catarina

2 comentários:

  1. Tenho que reler O Vale dos Cinco Leões
    Os diretos do Bruno Nogueira foram mesmo um pedaço de paz no meio deste caos

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)