segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Conselhos gratuitos a caloiros aflitos

 Sei que há 4 anos atrás estava eu super ansiosa por começar uma nova etapa da minha vida.
 Uma etapa onde não conhecia ninguém da "escola" e não tinha os meus pais em casa à minha espera para jantar e falar sobre os nossos dias.
 Estes são conselhos que daria a mim mesma nessa altura, para me poupar tempo e "nervos":


1. Se vais morar para outro sítio, compra as coisas a dobrar.
Seja material de higiene, carregadores ou maquilhagem, não vais querer andar todas as semanas com a tralha toda de uma casa para a outra. Mais vale comprares os mesmos produtos para a nova casa (ou imitações mais baratas dos mesmos, como os carregadores) para evitar esquecimentos e ter a mala mais leve.

2. Compensa não ir a todas as aulas.
Na minha faculdade, as aulas teóricas são facultativas. Embora no primeiro ano fosse a todas, logo percebi que há aulas em que mais vale ficar em casa a organizar o estudo ou a fazer outra coisa qualquer. Falo daquelas aulas em que o professor fica a ler os slides e não acrescenta nada de novo ao que possamos estudar em casa.
 Dá vontade de dormir com este tipo de apresentações e não se aprende rigorosamente nada de novo.

3. Apontamentos!
Há aulas em que os professores vos ensinam algo importante seguindo um certo raciocínio, não tão bem explícito na bibliografia. "Caga" para a letra bonita e tenta escrever o máximo de informação a que o professor dê mais importância e frise que devemos mesmo saber. Normalmente, é isso que depois perguntam nas avaliações.
 Para além disso, passar os apontamentos a limpo é uma óptima maneira de estudar.

4. Praxe ou não, eis a questão.
Se forem para o meu curso (Medicina Veterinária, FMV-ULHT), aconselho vivamente irem às praxes. É só uma semaninha e eu gostei imenso.
 Porém, se não quiseres ir mesmo às praxes ou experimentares e não gostares, não tenhas medo de ser um bicho do mato e não conhecer ninguém. Mais de metade do meu grupo de amigos da faculdade conheci nas aulas e não nas praxes. Ninguém fica excluído, acredita.

5. Estuda, mas não só.
Não estou a dizer para aceitares convites em vésperas de avaliações para as quais ainda precisas de dedicar muito estudo, mas perder uma ou duas horas de sono para ir namorar ou ir ter com amigos só faz bem à alma. A vida não deve ser só casa-faculdade-casa.



Boa sorte a todos os caloiros e a todos os que recomeçam a sua vida académica este mês!

Com amor,
A Marquesa

4 comentários:

  1. Adorei os teus conselhos ! Para mim ainda falta um ano mas é sempre bom ver estas coisas :)

    ResponderEliminar
  2. "há aulas em que mais vale ficar em casa a organizar o estudo ou a fazer outra coisa qualquer." aka dormir huehuehuehue

    Your master;
    <3

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)