domingo, 26 de novembro de 2017

Biblioteca da Marquesa - Uma Morte Súbita

J. K. Rowling será sempre uma das minhas escritoras favoritas por ter trazido ao mundo o universo de Harry Potter. Os seus livros tinham páginas a menos para a vontade que eu tinha de continuar a ler imersa naquele mundo e conhecer melhor todos os personagens.
Quando o livro "Uma Morte Súbita" chegou cá a casa, não tive coragem de o ler. Estava com muito medo de ficar desapontada e de não gostar das histórias de J. K. Rowling num registo mais adulto. Sei que "cheguei" tarde, mas fico feliz por ter feito esta leitura.
Este foi um daqueles livros que me custou muito (tempo e paciência) a entrar na história. Tem umas vinte personagens e com nomes ingleses completamente comuns, por isso só a meio do livro é que comecei a distinguir eficazmente cada um. 
Basicamente, a história passa-se numa pequena vila inglesa, em que morre um dos membros da assembleia comunitária numa altura em que se debate se um bairro social deve sair ou não da responsabilidade da mesma. O candidato que ganhar a inesperada eleição poderá fazer a diferença.
A história começa vagarosamente e parece-nos ter imensos pormenores desnecessários, mas é à medida que avançamos as páginas que vamos entendendo como tudo encaixa e a acção verdadeiramente dita acontece. Não estava à espera de tantas reviravoltas e o final é, para mim, revoltante. Mas no bom sentido, porque deixa-nos a pensar. Para mim, este livro não é sobre aquelas vinte personagens em particular, mas sobre a mentalidade e política de pequenas cidades inglesas. E a lição sobre a vaidade das pessoas, o egoísmo e a alienação de algo apenas porque é diferente podia perfeitamente ser repetida cá. 
Se, como eu, têm este livro à vossa espera e não sabem se hão-de dar-lhe uma oportunidade ou não, confiem em mim. O início custa, mas o resto vale muito a pena.


Tenham uma óptima semana!

Com amor,
Catarina

8 comentários:

  1. Li este livro já há uns bons anos e adorei. Também demorei a entrar no ritmo mas depois valeu a pena :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, tal e qual :)
      Eu se soubesse que era assim também já o teria lido há mais tempo, foi tontice minha...
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Este livro é muito bom. E consegue mesmo sentir-se os problemas destas famílias. Se a jk Rowling viveu perto de situações como as que conta neste livro, percebe-se perfeitamente porque criou o maravilho mundo do Harry Potter!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, no livro a violência dentro do agregado familiar parece quase uma regra o que é assustador.
      Ainda bem que tudo correu bem no caso da J. K. :)

      Eliminar
  3. O início custa sempre mas depois sabe bem! :)

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)