quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Coragem (Desafio 1+3)

Em pequena, numa situação em que o meu irmão estava nervosíssimo e amendroado, a minha mãe disse uma frase que me ficou na memória: "Corajoso não é quem não tem medo, é quem tem medo e o enfrenta."
É impossível não se ter medo de nada. Aliás, não ter medo de consequências e não ponderar nas nossas acções torna-nos irresponsáveis e não uns super-heróis corajosos.
No nosso dia todos praticamos pequenos actos de coragem. Seja sair da cama quando sabemos que temos um dia complicado à nossa frente, seja falar com alguém com quem não temos à vontade, seja em admitir que cometemos um erro ou pegar no carro quando somos inseguros a conduzir. Há pequenos actos de coragem todos os dias.
Depois existem aqueles maiores, que agradecemos todos os dias por termos feito. Para mim, assim de repente, foi admitir o curso que queria tirar, entregar-me ao rapaz de quem gostava (e que agora é meu namorado), ter ido pessoalmente deixar o meu currículo, tirar a carta de condução e ter ido fazer um estágio em Inglaterra.
Podem parecer coisas pequenas para quem não tem os mesmos medos que eu, mas tive que ultrapassar aquelas vozes irritantes na minha cabeça para o fazer, até porque não sabia na altura que o resultado seria positivo.



E vocês? Quais os pequenos actos de coragem que praticam todos os dias?

Com amor,
Catarina

(Publicação no âmbito do desafio 1+3, criado pela Carolina)

4 comentários:

  1. «No nosso dia todos praticamos pequenos actos de coragem», sem dúvida! E, por vezes, nem os encaramos dessa forma, mas a verdade é que há sempre pequenos receios que temos que quebrar, caso contrário deixamos de fazer algumas coisas.
    Não consigo acreditar em quem diz que não tem medos, porque todos temos. E também só assim é que conseguimos ser corajosos

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Para muita gente, levantar da cama já é um ato de coragem quando a vida está do avesso por isso concordo contigo, os atos de coragem existem nas pequenas coisas e são muito importantes!

    ResponderEliminar
  3. Só nos sabemos o que nos mete medo e só nós sabemos o quão corajosos precisamos de ser.
    É como dizes, todos os dias acabamos por ser corajosos, com pequeninas coisas. Que para mim até podem ser mesmo pequenas e para ti serem grandes.
    Somos todos diferentes e todos precisamos de doses de coragem diferentes :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)