sábado, 15 de setembro de 2018

8 curiosidades sobre a Rússia

As últimas viagens em família têm sido das mais incríveis dos últimos anos. Se cá pelo nosso belo país temos aproveitado para aumentar o contacto com a natureza e ir a banhos, internacionalmente temos viajado para países com uma cultura diferente da nossa.
No início de Agosto estivémos num roteiro que nos apresentou três cidades que até aí nos eram desconhecidas: Moscovo, São Petersburgo e Helsínquia.
Como a maior parte da viagem foi em terras russas, venho falar-vos hoje de algumas coisas que achei bastante curiosas neste país. Vamos a isso?



1. Lêem muito e vão ao teatro.
No metro de Moscovo vimos imensa gente a ler. Diz-se que o frio, impedindo de fazer actividades no exterior, tornou o povo russo num povo mais intelectual que conhece os grandes autores. Também existem imensas salas de teatro, muito frequentadas pelos cidadãos.

2. Andam imenso de trotineta.
Tanto em Moscovo como em São Petersburgo, vimos imensas pessoas a usar este meio de transporte (algumas vezes elétrico), assim como vários modelos estacionados. De facto é prático, principalmente porque as cidades são praticamente planas.



3. Quase não existem produtos russos nos supermercados.
Os russos têm uma má relação com a agricultura, já que viveram durante muitos séculos como vassalos obrigados a trabalhar os campos. O facto de no Inverno as temperaturas atingirem os -20ºC também não ajuda. Por isso a comida é praticamente toda importada,

4. É de mau tom deixarem muita comida no prato.
A Rússia esteve envolvida em várias guerras, sendo que os alimentos escasseavam entre a população. Por isso sirvam-se de pouco de cada vez, tentando não deixar muita comida no prato.

5. Tem 11 fusos horários diferentes.
Ler que a Rússia tem 17075400 quilómetros quadrados deixa-nos impressionados. Mas saber que dentro do país existem 11 fusos horários diferentes faz-nos perceber o quão gigante é a Rússia, o país com maior área do mundo.

6. A maior parte do que luz é ouro.
Uma das coisas que mais me impressionou foi a quantidade de monumentos em cada cidade. O horizonte de Moscovo e São Petersburgo tem imensas cúpulas douradas e, pelo que os guias nos contaram, o que luz é ouro.



7. Nos casamentos russos só há três ou quatro convidados.
Só os pais dos noivos, irmãos e um ou dois amigos é que assistem a um casamento russo. É um povo prático, a festa sai cara, por isso preferem gastar o dinheiro numa boa lua-de-mel.

8. A salada russa é um prato típico, mas chama-se "salada francesa".
Foi engraçado encontrar a "salada russa" como entrada em vários dos restaurantes a que fomos. Descobrimos que na Rússia é conhecida como "salada francesa", visto que foi um Chef francês de um aristocrata russo que inventou e popularizou o prato.


Se tudo correr bem, farei mais publicações sobre esta viagem em breve. Desmotivou-me um pouco ter tirado apontamentos nas notas do telemóvel durante a viagem e ter trocado de telemóvel pouco depois, perdendo tudo. Já foram ou gostavam de ir à Rússia?


O resto de um óptimo fim-de-semana!

Com amor,
Catarina

8 comentários:

  1. Achei as curiosidades muito engraçadas. Coisas que nunca me ocorreriam sobre o povo russo mas que, depois de ler as explicações, fazem todo o sentido. São, sem dúvida, um povo muito prático.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Adorava ir à Rússia e achei estas curiosidades bem interessantes! Não fazia ideia de grande parte delas, mas é fantástica toda esta identidade *-*

    ResponderEliminar
  3. Gostei da ideia dos casamentos! Também faz sentido para mim... :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Adorava ir à Rússia, Moscovo está na minha lista de próximas cidades a visitar! Adorei as curiosidades, não sabia nenhuma!!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  5. Adorei as curiosidades, não fazia mesmo ideia da maior parte das coisas :)

    ResponderEliminar
  6. r: Deixaste-me sem palavras! A sério, é mesmo muito bom ler isso *-*
    Muito, muito obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Desconhecia todos as curiosidades! Obrigado pela partilha!

    JU VIBES | @itsjuvibes ❤

    ResponderEliminar
  8. Angel-o é um drama king é a melhor curiosidade!

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)