terça-feira, 2 de abril de 2019

Passei um mês sem ir a redes sociais

Já há algum tempo que tinha noção de que o meu consumo de redes sociais não era o mais saudável. Tenho conta de Facebook e Twitter, mas o meu maior vício é mesmo o Instagram. No final do ano passado já fiz uma limpeza para reduzir o número de contas que sigo para metade, mas mesmo assim sentia que passava lá demasiado tempo.
No mês de Fevereiro o meu namorado teve uma ideia: E se eu me comprometesse a passar o mês de Março sem pôr os olhos numa única rede social? 
Aceitei prontamente o desafio.
Estava com receio de o meu fear of missing out tomasse conta de mim, mas a verdade é que não senti praticamente falta das redes sociais. Acho que a única coisa que me deu pena foi não assistir a instastories de amigos meus que aproveitaram as férias de Carnaval para passear, mas não morri por isso. 
Aliás, as coisas verdadeiramente importantes são contadas directamente, quer por mensagens ou pessoalmente, por isso é uma tolice achar que, por não sabermos o que uma pessoa comeu ao lanche ou  uma frase engraçada que encontrou a caminho do trabalho, deixámos de conhecer essa pessoa. 
Tal como imaginava, deixar de perder tempo a cuscar as contas de terceiros, fez com que ganhasse tempo para outras coisas. Pus os vídeos dos youtubers a quem subscrevo em dia, o meu ritmo de leitura aumentou, passei a ler notícias de jornais online em vez de me chegar a informação através de memes e passei a desfrutar de filmes e séries sem ter o meu telemóvel emplastro na mão - um hábito terrível.
Também gostei da sensação de andar incógnita. De ninguém saber o que ando a fazer, ou por onde ando a não ser que me pergunte directamente. 
Ontem regressei ao Twitter e ao Facebook. Confesso que já tinha saudades sobretudo do Twitter, que é a rede social que mais me faz rir e inspira ao mesmo tempo. 
Quanto ao Instagram... Já o voltei a instalar mas confesso que ainda não tive coragem de o abrir. Ou eu dou uma grande volta às contas que sigo, ou então a minha compulsão por ter que abrir todos os stories e ver todas as publicações antes de fechar a aplicação vai voltar a sugar-me tempo e paciência. Não sei se estou pronta para abdicar deste silêncio e tranquilidade digital. Veremos.


Continuação de uma óptima semana!

Com amor,
Catarina

2 comentários:

  1. Tento passar o menos tempo possível nas redes sociais, ainda que lá vá diariamente, porque o tempo que ganhamos para outras atividades é mesmo precioso!

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)