sábado, 8 de junho de 2019

Pontualidade = Bondade

Um dos valores que os meus pais me incutiram desde pequena foi a pontualidade. Faz parte do grande lema que a minha mãe repetia: "Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti." E se ninguém gosta de ficar à espera de outrem, devemos esforçar-nos para que isso não aconteça.
A minha veia de procrastinadora fez com que a minha pontualidade não fosse tão assídua como devia. E quando passei a ser eu a cuidar dos meus horários, custava-me principalmente pôr uma hora madrugadora no despertador para chegar atempadamente aos meus compromissos.
O meu namorado, que é uma das pessoas mais pontuais que conheço, fez com que visse os efeitos de chegar cedo, quando tínhamos algum compromisso com amigos em que íamos juntos. Mas mesmo assim, só desde que comecei a trabalhar é que posso dizer que me tornei realmente pontual.
Na verdade, sair de casa mais cedo e preparar-me com tempo não é uma bondade que faço aos outros, é uma bondade que faço a mim mesma. Conduzir preocupada com as horas ou conduzir com calma ao som das minhas músicas e podcasts preferidos é completamente diferente. Se encontrar alguém conhecido na rua, já não o despacho e posso dar-me ao luxo de conversar e saber como a pessoa está. Já posso tomar um pequeno-almoço mais completo e demorado em vez de engolir um leite com cereais ou enfiar uma barrita na mala.
Sei que custa dormir menos 10 minutos ou interromper um episódio de uma boa série a meio, mas experimentem dar-vos ao luxo de fazer tudo com tempo (quando possível!). É uma das melhores coisas que podem fazer por vocês próprios, acreditem.


Bom fim-de-semana prolongado!

Com amor,
A Marquesa

4 comentários:

  1. Sempre gostei de acordar cedo, não só por este meu lado madrugador, mas também pela certeza de que, assim, posso fazer as coisas sem estar constantemente preocupada com o relógio :)

    ResponderEliminar
  2. Não há nada como isto, o sermos pontuais e fazermos tudo que queremos fazer sem estarmos preocupados com o tempo... Por vezes, ainda me distraio, mas é algo que tem vindo a ser melhorado :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)