sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Biblioteca - Jonathan Strange & o Sr. Norrel de Susanna Clarke

I like big books and I cannot lie...
A capa bonita, mas simples, e o tamanho do livro chamaram-me a atenção na minha primeira visita à Deja Lú - a Livraria de livros em segunda mão tão bonita quanto a causa que apoia.
Quando li a sinopse e vi que se tratava de um livro de fantasia, soube que tinha chegado às minhas mãos o livro certo.


A história passa-se numa realidade alternativa, em que a magia tem uma presença já dissipada no mundo. Acompanha o Sr. Norrel, o único mago que põe em prática a magia que ninguém se atreve a explorar mais do que nos livros escritos por magos antigos. A meio das guerras napoleónicas pela Europa, ele vai oferecer a sua ajuda mágica ao governo, que torce o nariz a estas práticas das quais Inglaterra já não presencia há 200 anos.

Sabem aqueles livros em que vos vão sendo dadas peças pequeninas que aos poucos vocês vão tentando juntar e no final veem a paisagem bonita que não conseguiam ver quando só se preocupavam com as peças? Este livro é assim.
Ficamos entretidos a seguir as façanhas do Sr. Norrel e a descoberta da magia de Strange, enquanto vão sucedendo coisas paralelas que vão tecendo a cadeia de eventos que culmina no grande desenrolar da história.
Adorei este mundo de fantasia, muito real, adorei a escrita e gostei imenso do facto de as duas personagens principais serem homens demasiado orgulhosos e cheios de defeitos. Chegou uma certa altura em que estava apenas a observar o seguimento das ações, sem saber bem por quem ou o que devia torcer.
As páginas passaram num ritmo não demasiado rápido, mas contemplativo e não sei porque é que nunca antes tinha ouvido falar do livro. 
Ainda bem que às vezes julgamos os livros pela capa, pois este foi um belo achado.



Bom fim-de-semana!

Com amor,
Catarina


1 comentário:

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)