sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Eu tenho um sonho

Eu tenho o sonho de que um dia poderei ir a um bar/café à noite com os meus amigos sem encher os pulmões de monóxido de carbono, carvão e sei mais que porcarias.
 Tenho o sonho de não ficar relutante ao dizer sim a um café com amigos por ter lavado o cabelo no dia anterior e não querer que ele fique a cheirar pior que as fábricas de papel por onde passava de carro em miúda a caminho da Figueira da Foz.
 Tenho o sonho de não acordar super enjoada com o meu próprio cheiro ou o da minha roupa só porque quis ter um serão diferente e ir jogar bilhar.
 Sim, já começam ser tomadas medidas de maneira a que já não se possa fumar em espaços fechados... O que é o mais que mínimo tendo em conta que já estão mais que provados todos os efeitos nocivos do fumo passivo do tabaco. Entristece-me não só as pessoas que fumam, que para além de fazerem mal a si próprias também muitas vezes se marimbam para a saúde dos outros (grávidas a fumar partem-me o coração), mas também os países que se dizem desenvolvidos mas permitem isto acontecer. 
 O argumento do "não gostas, não vás" é a coisa mais patética de sempre. Porque é que eu, que até hei-de dar menos despesas ao nosso sistema nacional de saúde, que nunca fiz mal a ninguém através de uma nuvem cancerígena, devo deixar de usufruir de locais de lazer?
 Falta imenso, mas a partir de 2020 o meu sonho tornar-se-á realidade finalmente em Portugal (notícia aqui). Mas para mim é só uma pequena parte do que se poderia fazer, até porque o mesmo governo que anda a tomar estas medidas também é o que aumenta os impostos e ganha mais dinheiro com o tabaco... o que é sempre suspeito.


Bom fim de semana!

Com amor,
A Marquesa

P.S. Já recebi as notas todas e é com orgulho que declaro o meu penúltimo semestre com cadeiras concluído!

3 comentários:

  1. Este texto poderia ter sido escrito por mim!
    Infelizmente, estas leis ainda não estão aprovadas. E quando estiverem (se estiverem) só serão postas em prática em 2020. Por um lado compreendo esta demora, por outro lado acho que é algo que já devia ter sido pensado há mais tempo...
    Mas, sabes, das coisas que mais me irritam é fumadores à porta dos locais públicos! Sempre que entro num shopping, tem dezenas de pessoas a fumar à porta (no lado exterior)! E eu a passar por lá e a respirar aquele fumo todo! É algo que me deixa extremamente chateada. E o respeito pelos outros anda onde? Haja paciência...

    ResponderEliminar
  2. Percebo-te!!! Hoje estou com um cheiro péssimo porque ontem à noite fui tomar café!

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)