quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Dicas para escrever uma Dissertação de Mestrado (parte III)

Aqui deixo a última parte de conselhos para quem vai escrever a tese de mestrado. Podem consultar também a primeira e a segunda parte.

10) Regras da Faculdade
Normalmente a faculdade fornece um ficheiro em que explica todas as normas que devem seguir na elaboração da vossa dissertação. Desde a formatação do texto, à disposição da capa, citações e divisão do conteúdo. Não há desculpa para falhar nesta parte.

11) Faz o que te apetece
Claro que há uma certa ordem para escrever as coisas, mas podem escolher o que fazer dentro do que têm de trabalhar. Podem não estar virados para escrever a discussão, mas não se importarem de ir criando a capa do trabalho. A revisão bibliográfica pode estar chata, mas até precisam de ir buscar imagens para ilustrar o texto por isso concentram-se nisso. O importante é estarem a trabalhar.

12) Discutir ideias
Nada como discutir com o orientador, colegas ou até amigos quando estamos encalhados e não sabemos como abordar certo tema da nossa dissertação. Às vezes dizer as coisas em voz alta ajuda a organizar o pensamento, mas também é bom recebermos sugestões. No limite, as sugestões são má ideia e pelo menos sabemos o que não fazer.

13) Só mais um bocadinho
Há dias em que a produtividade vai estar nas ruas da amargura. Nesses dias comprometam-se a fazer alguma coisa nem que seja só durante 5 minutos. Aqueles minutos podem ser o empurrão de que precisavam para começar a trabalhar, mas mesmo que não seja, são menos 5 minutos de trabalho que irão ter no final.


A todos os que estão a passar por este processo, muita força! Não é fácil, mas também não é impossível. Eu acredito em vocês.

Com amor,
Catarina

6 comentários:

  1. Eu adoro estas tuas dicas!
    Comecei a estagiar há dois dias e cheguei a casa nesses dois dias completamente exausta, sem vontade para pegar nas coisas. Tenho que ser mais disciplinada nesse sentido para cumprir com os horários que estabeleci para trabalhar na dissertação (tal como tu sugeriste no outro post). Espero conseguir cumprir, mesmo quando o cansaço é terrível!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que o cansaço seja maior agora enquanto ainda te estás a habituar ao ritmo :)
      Espero que corra tudo bem, o importante é não desesperar (embora muitas vezes apeteça).
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Boas dicas :). Irão ser muito úteis para quem tem que fazer dissertações, que nunca é uma tarefa fácil, mas com esses conselhos fica um pouco mais fácil.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero bem que sim, pelo menos no meu caso ajudaram-me :)
      Beijinhos!

      Eliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)