terça-feira, 27 de março de 2018

Cantinho Veterinário - Passeios

Com o aumento da temperatura e a diminuição da precipitação, vejo o número de pessoas que passeia os seus cães pelas ruas e parques a aumentar. O passeio é um momento muito importante para um cão, mais ainda quando vive no interior e é a única oportunidade que tem de ver outras pessoas, conhecer outros animais e cheirar tudo e todos. Por isso hoje queria trazer-vos algumas dicas para tornar o passeio um momento ainda mais feliz entre cães e tutores.


Segue o olfacto
Nós, seres humanos, orientamo-nos principalmente pelo sentido da visão. Quando vamos passear gostamos de ver a paisagem, as pessoas e tirar aquela "chapa" para o Instagram. Os cães não. O sentido primário dos cães é o olfacto, é assim que conhecem e reconhecem o que está ao seu redor e é por ele que se orientam. Por isso é super importante para eles terem a oportunidade de andar com o nariz no chão e "perder" tempo a cheirar as coisas. Está a explorar e é assim que é feliz.

Trela e peitoral
Como disse no ponto anterior, o cão tem um bom passeio quando anda com o nariz pelo chão. Para isso é essencial dar-lhe trela (literalmente), sendo o comprimento ideal 2 metros. Não sou grande fã de trelas retráteis, porque são mais difíceis de puxar caso haja necessidade, mas são aceitáveis em cães que pesem menos de 4/5 quilos. 
Usar coleira também é contraproducente (porque puxam a cabeça do cão, não o deixando cheirar), para além de perigoso. Um peitoral é mandatório para passeios, como falei aqui.

Leva marmita
A maioria dos cães é muito mais obediente quando há recompensas envolvidas. Por isso levem um saquinho (no bolso de um casaco ou um próprio para pendurarem à cintura) com comida partida em pedaços pequenos para o recompensar quando vai ter convosco, para o dessensibilizar a estímulos como barulho e outros animais e quando faz cocós e xixis durante o passeio.

Saquinhos para "presentes"
Por falar em cocós e xixis, pede-se bom senso aos tutores. Levem sacos para apanhar os cocós (existem até dispensadores para colocar na trela, para ser mais difícil esquecerem-se) e tentem não deixar os vossos animais (principalmente os machos não castrados) marcarem sítios como portas de casas ou entradas.

Tempo e lugar
Por último, se for possível, escolham a melhor hora e local para os vossos passeios serem mais felizes. Quanto a locais, o óptimo seria ter vegetação e pouca circulação de veículos e pessoas, para o vosso cão poder explorar mais à vontade. Quanto à altura do dia, no Verão esperem que passe a hora de maior calor para passear o vosso patudo e no Inverno tentem não sujeitar o vosso animal (principalmente se for pequeno e de pelo curto) a muito frio. Mais uma vez, com bom senso tudo corre pelo melhor.

Espero que esta publicação vos tenha sido útil. Bons passeios!

Com amor,
Catarina

8 comentários:

  1. Um excelente post com dicas muito importantes! Nós gostamos de dar algum tempo ao Floki para cheirar tudo o que quer e, de vez em quando, até trazemos brinquedos para a rua. Por acaso tenho uma trela como as que falas mas até agora tem corrido bem porque apesar dos seus 12kg é fácil de puxar! Adoro ver a felicidade dele ao correr feito doido pela relva. Ele adora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, brinquedos também é óptimo caso se tenha um espaço seguro para brincar durante os passeios :)
      Ainda bem, eu cá nunca gosto muito de as usar, prefiro trelas mais compridas (até 5 metros) em que eu consiga puxar melhor em caso de necessidade.
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Dicas muito úteis para quem tem amigos dr quatro patas. Este post deu-me ainda mais vontade de ter um cao, mas enquanto nao sair de casa dos meus pais não posso ter um.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Espero muito que um dia consigas ter um, irias ser uma óptima tutora :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. É mesmo :D Fiquei muito feliz pela evolução, de facto :D

    Ótimas dicas. Passear a minha cadela sem peitoral é impossível e se o passeio for longo, pior ainda. A trela ainda dispenso quando os passeios são mais pequenos. E o saquinho de plástico vai sempre connosco, também :D

    Segui o blog :D

    NEW PRESS POST | PORTUGAL FASHION: EVERYTHING YOU NEED TO KNOW ABOUT THIS EVENT! :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parecem ser uns passeios divertidos e responsáveis :)
      Muito obrigada!
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Óptimas dicas. O Bóris é um patudo feliz e trapalhão! :)

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)