domingo, 27 de janeiro de 2019

Sex Education

Este mês estreou mais uma série do serviço de streaming Netflix - a "Sex Education".
Quando comecei a ouvir falar ou a ver imagens da mesma, não achei que fosse algo do meu interesse. Mais uma série adolescente, provavelmente cheia de estereótipos e clichés, que usa a palavra sexo no seu título para chamar a atenção do público juvenil com as hormonas aos saltos.
Só que entretanto vi alguns comentários e opiniões bastante positivas à mesma. Isto, aliado ao facto de ter estado com uma virose e mal conseguir sair do sofá, fez com que lhe desse uma oportunidade. 
Vi toda a primeira temporada em apenas um dia.
A série passa-se num típico liceu americano e tem como personagem principal Otis, um rapaz filho de terapeutas sexuais, que passou a vida a ouvir falar sobre relações e sexo, sem que tenha experienciado alguma destas coisas aos 16 anos.
É um rapaz tímido, cujo único amigo é um pouco mais desinibido e gay, e tenta o mais possível ser invisível na escola. Isto até ao dia em que uma das raparigas cool repara no seu talento para dar conselhos a nível sexual e desenvolve um esquema com ele, para ajudar alguns colegas a troco de dinheiro.
Acho que o que torna esta série refrescante e diferente do que já foi feito, é a naturalidade com que se fala dos mais variados assuntos. O sexo não é visto como o momento cómico, ao contrário dos restantes filmes e séries para adolescentes, mas sim como algo que faz parte das relações amorosas (ou não). A série aborda temas como a homossexualidade, a auto-estima, o aborto, o bullying e a discriminação de maneira a não parecer estar a dar uma lição aos mais novos - como acontecia nos Morangos com Açúcar, do meu tempo - mas com uma sensibilidade que nos deixa a pensar e orgulhosos da maturidade de alguns personagens.
Deixo só o aviso de que é algo com nudez explícita (todos os órgãos sexuais apareceram bem visíveis ao longo dos episódios) e cenas de carácter sexual, daí poder não ser para toda a gente.
De resto, é daquelas séries que adoraria ter visto em adolescente, mas que agora um pouco mais madura me faz apreciar ainda mais o rumo que as séries, reflexo da sociedade, estão a tomar. Um bónus: a banda sonora também é muito boa.


Já tinham ouvido falar da série?


Tenham uma boa semana!

Com amor,
Catarina



4 comentários:

  1. Tive a mesma reação que tu, inicialmente. Mas depois de ler alguns comentários tão positivos fiquei cheia de vontade de ver a série

    ResponderEliminar
  2. Vou começar a ver hoje ! Já tinha essa intenção de fazer isso hoje,isto porque até agora foi como tu a série não me deixava a desejar, no entanto ouço falar imensamente bem da série. Vou experimentar :)

    ResponderEliminar
  3. Tenho lido críticas muito boas sobre esta série, mas ao início também não me chamou. A tua review deixou-me ainda mais curiosa, tenho de lhe dar uma oportunidade :)

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)