sábado, 31 de agosto de 2019

Setembro sem Carne

Nas últimas semanas, tal como grande parte da população, fiquei impressionada com as imagens da maior floresta do mundo a arder. Senti-me revoltada e impotente, sem saber o que fazer.
Depois da leitura de alguns artigos sobre o assunto e de conhecer a conta da Catarina, que gravou vídeos esclarecedores sobre o assunto, soube que o que estava a fazer pelo ambiente ainda não chega.
Sei que não falta tudo. Ando aos poucos a reduzir no plástico - podem ver dicas aqui -  e não como carne há 3 anos - estima-se que 65% da área desflorestada seja usada pela indústria agropecuária para pastagem ou cultivo de soja para alimentação animal.
Para além disso, este ano decidi reduzir a compra de roupa fast-fashion - em 8 meses comprei um par de sapatos - já que é uma das indústrias mais poluentes do mundo.
A seguir? Priveligiar a compra de alimentos nacionais e da época, assim como a redução das embalagens de plástico e consumismo em geral.
Se parece uma coisa complicada e inatingível? Às vezes. Mas o importante é tentar e dar o nosso melhor.
Se não souberem por onde começar, que tal reduzir a carne na vossa dieta? Confesso que sou suspeita, já que o vegetarianismo é uma causa que me diz muito, mas acreditem que não é difícil. Hoje em dia então, é peanuts. É só retirar carne e peixe do nosso frigorífico/congelador. Todas as restantes hortaliças, frutas, cereais e leguminosas estão lá para nos dar uma dieta nutritiva e deliciosa.
O Alho Francês, partilhou no Instagram uma iniciativa de duas nutricionistas, em que participará, chamada Setembro sem Carne. 30 dias em que várias pessoas, mais experientes nesta coisa de comer vegetais, vão partilhar uma receita vegetariana por dia. 
Para facilitar, há até uma lista de compras dos ingredientes que serão necessários para cada semana. Para quem sempre cozinhou tendo carne ou peixe como ingrediente principal, é uma óptima maneira de introduzirem algumas receitas novas ao vosso cardápio. Quem sabe se alguma delas não se torna a vossa especialidade e fazem um brilharete com os vossos amigos e familiares?
Podem seguir as publicações sobre este desafio no Instagram com a #setembrosemcarnept . E para mais detalhes, deixo aqui a notícia do Público sobre este desafio.



Alinham?

Com amor,
Catarina

2 comentários:

  1. Parece-me uma iniciativa fantásticas!
    Pouco a pouco, com escolhas mais conscientes, acabamos por fazer a diferença

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)