segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Favoritos de Verão

Este Verão pareceu-me dos mais longos de sempre. Talvez por ter sido o primeiro em que não tive férias de verão propriamente ditas. Mesmo assim, deu para usufruir de uma Lisboa com um terço do trânsito e confusão do costume.
Vamos aos meus preferidos do último trimestre?

Foi um espaço de tempo em que saíram novas temporadas de algumas das minhas séries favoritas, como é o caso de Stranger Things, Outlander e Handmaid's Tale. Stranger Things soube aproveitar o crescimento do jovem elenco para introduzir os "dramas" da adolescência aquando um possível fim do mundo. Teve cenas memoráveis e gostei da introdução das novas personagens. Já Handmaid's Tale continua a fazer-me passar por um turbilhão de emoções. A série é tão bonita cinematograficamente, como revoltante a nível das injustiças que nela são representadas. Estou a gostar cada vez mais da June e acho que o enredo está a seguir um caminho muito interessante.
Estreei-me em "Glow", de que falei aqui e na qual estou totalmente viciada. Uma história entusiasmante sobre feminismo, amizade e saber ultrapassar os obstáculos que a vida nos põe no caminho. Comecei também a ver "Jane, the virgin". A primeira temporada foi genial para mim, mas confesso que o estilo telenovela mexicana, mesmo que em formato sátira, às vezes me faz não ficar tão entusiasmada com a série. Mesmo assim, vale a pena para os românticos.
A nível de filmes, a Disney esteve muito presente nas minhas idas ao cinema. Gostei de Toy Story 4, chorei com O Rei Leão, mas o meu preferido foi Alladin
Não sendo nada fã de filmes de terror, fiquei agradavelmente surpreendida pelo "It". Sinto que, mesmo tendo algumas cenas com o mero objetivo de assustar, tem também um enredo interessante. Já a sequela, deitou tudo a perder...


O meu livro preferido deste Verão foi "Sou um Crime" de Trevor Noah. O apresentador do "The Daily Sow" conta como foi a sua infância, crescendo mulato na África do Sul quando era ilegal haver qualquer tipo de envolvimento romântico/sexual entre brancos e negros. É uma leitura deliciosa, cheia de episódios caricatos, mas brilhantemente escrita de maneira a pessoas que não estejam familiarizados com a cultura africana, aprendam bastante sobre a mesma. Uma gigante crítica social a como algo que nos é inato - a quantidade de melanina que temos na pele - influencia injustamente a vida que teremos.
As primeiras leituras de verão foram os volumes da série "To all the boys I've loved before" de Jenny Han, que achei bem fofinha. Podem ver uma opinião mais completa aqui.
O livro que me conquistou recentemente foi "Flores" de Afonso Cruz. Nunca tinha lido nada do autor, mas tinha visto críticas muito positivas a alguns livros dele. Gostei tanto. A escrita é "floreada", mas tão natural como a nossa própria respiração. O enredo é promissor: após a morte do pai, um homem ajuda um vizinho a recuperar pedaços da vida de que se esqueceu, consequência de um aneurisma, enquanto aprende ele próprio vê a sua vida desmoronar-se. Não digo que a história é espectacular, cheia de reviravoltas, mas é bonita e poética. O ponto mais fraco diria que é mesmo a personalidade da personagem principal, por quem não senti muita empatia.





Nesta estação, tenho a destacar dois produtos de beleza que sinto que realmente fazem a diferença na minha rotina. 
O primeiro é o Drops of Youth Liquid Peel da The Body Shop, que basicamente funciona como um esfoliante químico, que forma uns "grumos" ao contactar com a sujidade da pele. Tenho usado uma vez por semana e sinto a pele muito macia e com aspeto mais limpo após o usar. Custou-me 15.45€ em promoção e é vegano.
Da mesma marca, tenho também andado a usar o Vitamin E Nourishing Night Cream que funciona como uma "bomba" de hidratação, que se sente na manhã seguinte, sem deixar a pele oleosa. Penso que não tem ingredientes de origem animal e o preço rondou os 16€.


Na categoria de roupa, continuei no meu objectivo de não comprar fast-fashion. Não foi cumprido porque na véspera de voar para o casamento nos Açores, reparei que tinha deixado as minhas sandálias em casa dos meus pais, a 130 km de distância e tenho um pé minúsculo comparado com as minhas amigas. Lá fui comprar umas sandálias de emergência na Pull & Bear, que tenciono usar o mais que puder para compensar.
Por outro lado, comprei estas calças vintage na loja de roupa em segunda mão de uma amiga. São muito confortáveis e giras, mesmo longe do que considerava a minha zona de conforto. A loja neste momento está em pausa, mas os artigos ainda se encontram disponíveis para venda - é a Luna's Second Love.

Foram meses de muita comida boa. 
Numa visita a uns amigos na Margem Sul, fomos almoçar ao XL da Carlota, na Vila do Conde. O restaurante tem o aspecto típico de cozinha portuguesa, a ementa é longa e tem muitas opções vegetarianas (incluíndo vegetarianas estritas). Deliciámo-nos com um pica-pau como entrada, uma francesinha que dividimos (por alguma razão o restaurante tem XL no nome) e para sobremesa comi uma serradura vegana que estava simplesmente divinal. O atendimento foi marcado pela rapidez e simpatia.


Mesmo à beira da pequena praia de Algés, o meu namorado descobriu um restaurante de comida mexicana - o La Siesta. Comemos nachos e tacos, mas a estrela do jantar foram as Margaritas. Pedimos sem álcool, a minha de manga e a dele de maracujá e foram as melhores que alguma vez bebi. Refrescantes e doces, sem serem enjoativas.
Para além disso, a esplanada também tem uma vista muito bonita sobre o rio.



Num jantar com os meus pais, decidimos experimentar um restaurante vegano na zona da Marinha Grande - "O Irmão Vegan".
Está inserido num alojamento local, mas está aberto ao público por marcação. A ementa varia por cada estação, mas podem contar com a versão vegetariana dos mais diversos pratos típicos portugueses. Recomendo principalmente o "Bacalhau" com natas, os pastéis de "bacalhau" e as "moelas". As doses são generosas e o atendimento incrivelmente simpático, num ambiente acolhedor.



Este Verão foi marcado por reencontros. O primeiro e, muito especial, foi com as minhas melhores amigas da faculdade. Não estávamos as três juntas fisicamente há cerca de dois anos, embora o contato se mantenha sob a forma de mensagens e chamadas. Soube mesmo bem um dia com elas, passeando por Lisboa, a cidade onde nos conhecemos.
A minha prima mais nova também veio da Irlanda para passar o Verão no seu país Natal e deu para fazer planos que nos divertissem a ambas, como praia e trampolins. Passámos o aniversário dela na Praia das Rocas, em Castanheira de Pêra e sem dúvida que recomendo.
Houve também oportunidade de passeios em família, sempre perto de casa e até descobrimos sítios onde levar o Bóris a banhos.
Por último, o segundo casamento do ano, o primeiro do grupo de amigos da faculdade do meu namorado. Foi em São Miguel, de onde é natural a noiva e deu para matar saudades daquela ilha cheia de beleza natural. Passeámos pouco, que basicamente foi um fim-de-semana prolongado para irmos à cerimónia, mas a companhia fez toda a diferença.










O grande achado destes últimos meses foi o canal "Nunca te pedi nada" de Maíra Medeiros. Foi através de uma menção da Bárbara Cardoso que conheci esta feminista com a gargalhada mais contagiosa do mundo, que tem imenso jeito para falar de temas actuais como o feminismo, gordofobia e homofobia de uma maneira muito leve e divertida.





Espero que tenham tido um óptimo Verão e que o Outono vos traga aquilo que precisam.

Com amor, 
Catarina

2 comentários:

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)