quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Favoritos Verão 2020

Já tinha planeado deixar a publicação sobre o meu verão para um bocadinho mais tarde, visto ter acabado as minhas férias dia 27 de Setembro, mas mesmo assim, atrasou-se mais um pouquinho.
Foi um verão bom, com direito a umas merecidas férias que deram para viajar desde o Sul até ao Norte do nosso país, estar com alguns amigos e família e desligar-me um pouco do ambiente stressante de hospital.
Posso partilhar energia positiva convosco?

Aproveitei a visita ao recém-nascido dos meus amigos, para lhes levar uns petiscos veganos de uma pastelaria que eles adoram. Provei as coxinhas, os croissants e os brownies e eram todos maravilhosos! Chama-se Moko Veggie Cafe e fica em Alvalade.
Depois de uma desilusão de comida asiática nas férias no Algarve com os nossos amigos setubalenses, eles levaram-nos a um restaurante de sushi que confesso: acho que é mesmo o melhor que já comi. Têm menu de degustação, mas também uma óptima oferta de sushi 100% vegetal, que não se cinge apenas aos típicos nori de pepino. Se passarem em Setúbal, não deixem de experimentar o Sushima.
Em último lugar, tenho que agradecer à minha amiga Sara, que nos deu a conhecer as bolachas tipo oreo cobertas por chocolate do Aldi. Não costumava ir a este supermercado, mas já fui de propósito para trazer esta iguaria.







O livro que me conquistou nesta estação foi, sem dúvida, "Normal People" de Sally Rooney, sobre o qual dediquei esta publicação.
Li também uma obra passada num dos meus universos preferidos, o de Avatar - a Lenda de Aang, sobre a Avatar Kyoshi. No início foi um pouco complicado, pois o nível de inglês era mais descritivo e incomum que "Normal People", mas o enredo e as personagens deixaram-me vontade de ler também o segundo volume sobre os desafios desta antecessora de Aang.



Não vi muitos filmes nesta estação, ou pelo menos que me marcassem ao ponto de os referir neste cantinho.
Um dos filmes que gostei imenso, foi o Eurovision Contest: The Story of Fire Saga, um filme de comédia da Netflix que aborda este tão nosso conhecido Festival da Eurovisão. A história é fofinha, tem momentos para rir, bons momentos musicais e ainda uma participação especial de vários concorrentes da Eurovisão, incluíndo o "nosso" Salvador Sobral.
As personagens principais são islandesas e deu para matar um pouquinho de saudades das paisagens e folclore islandês. Acho que só por isso já vale a pena.
Também com música, não podia deixar de falar do Musical "Hamilton", ao qual dediquei uma publicação e cujas músicas estiveram em loop nas minhas viagens de carro e duches durante semanas.
Já o campo de séries foi mais preenchido. 
Vi a série alemã Dark, da qual ouvia falar desde que estreou na Netflix portuguesa. Aproveitei o facto de ter estreado a última temporada, para a ver do início ao fim numa questão de semanas. É uma série  que nos prende a atenção e que nos faz questionar tudo e todos. A cada reviravolta ou informação nova é difícil não saltar de entusiasmo do sofá.
As personagens estavam muito bem construídas, a respresentação está no ponto e deu-me uma vontade imensa de aprender um pouco de alemão. Se gostam de bons enredos, com suspanse e um pouco de ficção científica, vejam que não se vão arrepender.
Outra das séries que conquistou um lugar no peito, foi Umbrella Academy. O que há para não gostar numa série que aposta em personagens com personalidades fortes, super poderes e um apocalipse eminente? Espero mesmo que haja uma terceira temporada, pois deixaram imensas questões em aberto.
Por último, Normal People, inspirada no livro homónimo de Sally Rooney
Que. Série.
É rara a adaptação aos ecrâs que faz jus ao livro, mas a série Normal People é a agulha que procurávamos no palheiro. Conseguiu captar de forma exemplar a intimidade e o crescimento da relação entre os dois protagonistas deste romance. A cinematografia é lindíssima, a Irlanda aparece muito bem representada e a química entre os dois atores principais fez com que acreditasse no amor de Marianne e Connel. Os olhares, os toques, as cenas de intimidade e sexo são feitas de uma maneira tão humana que é impossível não nos revermos um pouco naquela relação. Aconselho imenso.



O álbum que mais tocou no meu Spotify foi, sem concorrência possível, a banda sonora do musical Hamilton. Adoro musicais e, embora me perca nas músicas em que o rap é muito rápido, gosto imenso de cantar as várias músicas nas viagens de carro ou no chuveiro.
O álbum Folk, da Taylor Swift também foi uma agradável surpresa deste Verão. Confesso que só costumo ouvir os hits mais populares da cantora, mas gostei do som mais harmonioso, informal e descontraído deste álbum. A minha música preferida é "exile", uma colaboração com o cantor Bon Iver.
Em bom português, uma das músicas que tenho gostado de ouvir é uma colaboração entre o músico Janeiro e a Carolina Deslandes: Nunca Vás Embora de Mim.
Por influência do Tik Tok, há várias músicas que me ficam na cabeça durante dias. As minhas favoritas têm sido a "Mad at Disney" sobre expectativas defraudadas e a "Electric Love" que traz sempre vibrações positivas ao meu dia.

Felizmente, a pandemia não me privou de, com os devidos cuidados, passear e rever muitas das minhas pessoas. Em Agosto, aproveitei um fim-de-semana prolongado para visitar Tomar e ficar num hostel espetacular em Vila Nova, com vista para a barragem de Castelo Bode. Deu para ler junto à piscina e passar um tempinho com o meu namorado e os meus pais.







Em Setembro, iniciei as minhas férias com o reencontro com as minhas melhores amigas da faculdade. Geograficamente temos estado distantes, mas é sempre bom saber que quando estamos juntas conversamos como se estivéssemos ainda num auditório da Universidade.








      
Descemos para Sul, com um casal amigo e suas duas filhas felinas, para o Algarve. Não apanhámos muito bom tempo nos últimos dois dias, mas deu para ir à praia, jogar jogos de tabuleiro e comer bem. 






Aproveitámos a casa dos meus sogros a quarenta minutos do Piódão para conhecer esta que foi votada a Aldeia mais Portuguesa de Portugal.
É lindíssima e, nos dias seguintes, explorámos também outras aldeias de xisto da zona como Foz d'Égua e ainda démos um saltinho à Covilhã.








Acabei as minhas férias na minha cidade natal, Leiria, aproveitando para fazer muitas festinhas ao Bóris antes de voltar para o trabalho.





                                 

Algum dia eu achava que ia recomendar um amaciador para a roupa numa publicação? Não. Mas a verdade é que uma ida ao supermercado apressada para comprar algumas coisas, incluíndo amaciador, fez com que me apaixonasse pelo cheiro do amaciador que vinha na embalagem mais leve que encontrei. Ando apaixonada pela minha roupa e até o meu namorado já me elogiou o cheiro, sem saber que se tratava da minha roupa.

                                    

Um dos jogos de tabuleiro que adorei jogar nestas férias foi o Cluedo Harry Potter. Tal como nos outros jogos de Cluedo, o objetivo é encontrar o culpado, a arma do crime e o local onde o mesmo aconteceu. Só que na versão Harry Potter há várias adições que fazem com que haja mais obstáculos e azares que dificultam a nossa tarefa. É muito divertido, principalmente se estiverem familiarizados com o universo, devido às referências.

Também já vos falei aqui de um dos meus novos podcasts favoritos: o "Terapia de Casal" de Guilherme Fonseca e Rita da Nova. Se querem boa disposição e humor logo à segunda-feira, façam um favor a vocês mesmos e oiçam (desde o primeiro episódio), que vale a pena.



Desejo-vos o resto de uma óptima semana!

Com amor,
Catarina

1 comentário:

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)