quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Favoritos Outono

Olá e sejam bem-vindos (com um pouquinho de nada de atraso) aos Favoritos de Outono de 2021.
Espero que 2022 esteja a ser vosso amigo, que tenham deixado as vossas folhas caducas no ano anterior e que estejam prontos para florescer ainda mais neste ano.
Terminei o ano passado recuperada de covid mesmo a tempo de ter direito a Natal em família e um Ano Novo em segurança. O blog acabou de ficar um pouquinho de lado, com uma reaproximação do velho amor pelos livros e com o novo encanto, o ponto-cruz. Falamos de outros Favoritos?

Começamos com algo que tem estado em altas nos últimos tempos.
Os grandes favoritos desta estação foram Jonhatan Strange & o Sr. Norrel de Susanna Clarke, The Hate You Give de Angie Thomas, A Vida Invisível de Addie LaRue de V. E. Schwab e A Casa dos Espíritos de Isabel Allende.
Sobre os três primeiros já fui falando por aqui e aqui, mas sobre a obra mais conhecida da Isabel Allende, que foi das minhas primeiras crushes literárias ainda não.
Sabem quando têm um caixa de chocolates no armário e guardam para os últimos os que gostam mais? Foi a sensação que tive com "A Casa de Espíritos". Gosto tanto da escrita de Allende que fiquei super feliz por poder experienciar uma história "nova", cheia de misticismo e com a humanidade e paixão a que me foi habituando.
As personagens, principalmente Clara, com as suas visões e depois os seus filhos e neta também peculiares ganharam a minha empatia e gostei da componente histórica que comanda também a ação. A forma original de contar a história também me deixou encantada no final.





A melhor descoberta foi, sem dúvida, a "Alma Vegetal" em Leiria. Comida caseira, deliciosa e sem qualquer produto de origem animal.


Não contando bem como comida boa, mas sendo um grande auxílio na comida boa, o Ernesto veio ajudar a cortar cebolas sem chorar e a picar legumes de forma mais homogénea e rápida para os nossos pratos. Obrigada avó por me teres introduzido a este ajudante de cozinha.

Sendo fã de séries cómicas e musicaia, fiquei maravilhada com a descoberta da série Crazy Ex-Girlfriend na Netflix. Uma série muito engraçada, que homenageia o teatro musical, com letras e números de dança hilariantes. Aborda também de forma importante a saúde mental e a necessidade de encontrarmos um grande objetivo ou paixão para a nossa vida, independentemente do que os outros acham ser melhor para nós.
Dois meses de baixa, trouxeram-me meia dúzia de quilinhos para cima o que fez com que deixasse de caber em algumas calças e sutiãs.
Encomendei um sutiã da Impetus, marca portuguesa, sem aros nem enchimentos que me deixem desconfortável. É o sutiã mais confortável que tenho, com o melhor suporte que já tive num sutiã sem aros metálicos. Recomendo muito.
Herdei umas peças de mamacita, nomeadamente esta camisola oversize cintada e as calças cor-de-vinho.
Por último tive que me fazer à Mango e trazer calças em que esta "nova" anca, coxa e rabo conseguissem passar mais facilmente. Rendi-me ao conforto das Mom Jeans e trouxe duas cores do mesmo modelo, porque adorei a forma como me assentam.






Na cosmética, aproveitei a promoção de Black Friday para encomendar produtos da Freshly Cosmetics. Uma marca que já conhecia há uns anos quando me comecei a interessar por cosméticos cruelty-free, mas à qual nunca tinha dado oportunidade por ter medo em investir num produto em que não tinha tanto feedback.
Dos três produtos, houve dois que com certeza hei-de voltar a comprar (de preferência se fizerem novas promoções entretanto): A máscara de hidratação de cabelo, que usei semanalmente durante 4 semanas, mas que funcionou tão bem que agora só tenho aplicado uma vez por mês; e o sérum corporal com ácido hialurónico. Eu tenho tendência para ter "pernas cansadas" por trabalhar muitas  horas de pés e este sérum trouxe-me um grande alívio. Passo antes de ir dormir, absorve num instante e na manhã seguinte estou muito mais aliviada e com a pele hidratada. Já só resta mesmo um bocado no frasco e sei que provavelmente vai ser um produto que terei sempre na mesa de cabeceira.


Nesta estação destaco o álbum de Gandim, um projeto do humorista Guilherme Duarte que juntou música hip-hop a questões importantes e outras parvas do quotidiano.
As minhas preferidas são Relação Estável e Não Se Passa Nada.


Fui com os meus pais e irmão conhecer Guimarães e fiquei encantada. O centro histório é lindíssimo, transportando-nos quase para a época medieval com a arquitetura preservada.
Gostei de conhecer o Berço de Portugal e observá-lo a partir da Montanha da Penha.






Visita ao Bóris sem registo fotográfico é crime.



Assim que saiu a novidade que Terapia de Casal iria ter uma apresentação do livro ao vivo, troquei mensagens com a minha amiga que também segue o Podcast. Comprei logo os bilhetes e lá fomos. Foi divertidíssimo e ainda consegui ter o autógrafo tanto do Guilherme como da Rita.



Falando em Rita da Nova, esta lançou um podcast literário em conjunto com a sua amiga e maratonista de leituras Joana da Silva chamado Livra-te. Tem sido dos podcasts que oiço mal sai e gosto imenso da dinâmica das duas. Já conhecia as opiniões literárias da Rita graças ao seu blog, mas identifico-me bastante com o gosto da Joana. Falam de livros, às vezes fazem desafios e nunca se sabe o que virá no próximo episódio. 



Para o aniversário do meu pai, oferecemos-lhe uns auscultadores sem fios novos. Eu voluntariei-me para ficar com os "velhos" auscultadores sem fios da Xiaomi e realmente são a coisa mais prática deste mundo. Se são pessoas que passam imenso tempo com os fones no ouvido, não acho serem a melhor escolha porque passado 3h com eles nos ouvidos já começo a ficar desconfortável. Mas para o uso habitual no dia-a-dia acho que foram uma grande "aquisição".
A descoberta do gosto pelo ponto-cruz foi o alto do meu ano e foi óptimo ter a época natalícia pela frente, pois pude começar a oferecer pequenos trabalhos pessoalmente feitos por mim. A verdade é que foi giro começar a fazer para mim própria, mas acabam por ficar num sítio quase esquecidos por não achar que já são bons o suficiente para emoldurar ou colocar em local de destaque.










Por último, um mimo do meu namorado. 
Mostrei-lhe há uns tempos carimbos que pessoas faziam personalizados para marcarem os livros das suas bibliotecas pessoais. Ele mandou fazer este carimbo para mim, com o meu falecido Rodolfo e o doido do Bóris encorporados. Foi o presente mais querido que recebi.
Embora não tenha coragem para carimbar os meus livros, tenho usado para o embrulho dos meus presentes em ponto-cruz aos meus amigos. Acho que fica amoroso.



Tenham um óptimo 2022 e que encontrem alegria, principalmente nas pequenas coisas.

Com amor,
Catarina



1 comentário:

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)