quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Cantinho Veterinário VIII - Cães & Ossos

Desde pequeninos temos a noção de que os cães comem ossos. Mesmo antes de sabermos ler e escrever, sabíamos fazer um risco entre o cão e o osso e o gato e o peixinho nos jogos de associações.
Em minha casa, não se davam ossos de aves, borrego/ cabrito ou leitão ao meu cão, pois sabia-se que estes se partiam e podiam perfurar o esófago ou estômago ou asfixiá-lo. Porém, foi só quando entrei para o meu curso que aprendi o perigo dos ossos para os nossos animais.
 Para além dos ossos pequenos, que são muito mais fáceis de engolir e portanto ficar presos algures no trato intestinal, também os ossos grandes (porco, vaca) podem causar obstruções do mesmo. Quando os cães roem ossos, chega a um momento em que conseguem "raspar" estes e vão engolindo pequeníssimas "raspas" de material ósseo. Mesmo com o forte pH ácido, o estômago não consegue digerir completamente osso. Os movimentos peristálticos podem conseguir arrastar algum material ósseo consigo, mas a maioria fica acumulada no estômago ou intestinos. Se estas raspas forem pequenas, podem estar anos sem causar problemas. Porém, se o cão continuar a roer ossos a quantidade vai aumentar. Isto, associado à perda de motilidade intestinal associada ao avanço da idade pode causar uma impactação, que só poderá ser resolvida muitas vezes recorrendo a uma cirurgia de emergência, senão o animal morre. (Que infelizmente já soube de imensos casos que acabaram assim.)
Já existem muitos substitutos dos ossos em massa digerível que permitem à mesma os cães "limparem" os dentes e se entreterem. Mais vale jogar pelo seguro, certo?


Não sei se dei uma explicação demasiado pormenorizada, mas espero ter conseguido passar a mensagem.


Continuação de uma óptima semana!

Com amor,
A Marquesa

2 comentários:

  1. por acaso já tinha conhecimento disto e por isso nunca dei ossos ao meu cão :)

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Much info! Também já mé tinhas explicado que não se podia dar mas fiquei a aprender mais cenas! Obrigado :)

    Your master;
    <3

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)