Ir a um workshop de cozinha vegetariana era um objectivo que estava há muuuito tempo na minha bucket list e no sábado passado consegui finalmente riscá-lo!
Acho que qualquer pessoa que tenha crescido com a gastronomia tradicional portuguesa e queira mudar para o green side se pergunta: "Mas o que é que os vegetarianos comem? Posso tornar os pratos que eu gosto vegetarianos? Como sei que tenho uma refeição equilibrada no prato?". O livro da Gabriela Oliveira "Cozinha Vegetariana para Quem Quer Ser Saudável" respondeu-me a estas questões quando o comprei no início da minha jornada veggie. Ainda nem fiz 1/3 de todas as receitas, mas é sempre um guia quando quero aprender a fazer algo diferente ou repetir uma das receitas pelas quais me apaixonei.
Quando soube que a Gabriela vinha a Leiria dar um workshop de comida vegetariana inscrevi-me logo. Só mais tarde reparei que o tema consistia em receitas sem glúten, mas o entusiasmo não diminuiu porque sei que só podia sair dali algo delicioso. Não me enganei.
O espaço era pequeno e a turma grande, mas como cheguei cedo consegui ficar mesmo em frente à bancada de cozinha e assistir a tudo em primeira mão. Tinha levado um bloco de notas e uma caneta para apontar as receitas, mas claro que por razões práticas já tínhamos um pequeno folheto com o que iríamos fazer naquela tarde. Nessa altura questionei-me se valeria mesmo a pena estar naquele workshop, visto que não ia pôr as mãos na massa e resumia-se tudo a seguir a receita, mas esta questão dissipou-se assim que a Gabriela começou a cozinhar.
Foto: Tamari |
A Gabriela foi muito simpática, assim como as senhoras do espaço em que estávamos, cheia de vontade de partilhar as suas dicas e explicar-nos o porquê das coisas. Aprendi muito sobre formas de conservar os alimentos e como confeccioná-los para tirar o maior partido dos seus nutrientes.
No final comemos tudo o que se tinha feito e estava ainda mais saboroso do que eu esperava. Nunca comi uma base de quiche tão boa, a pasta de tremoço derrotou qualquer patê tradicional e o bolo de avelã e especiarias era tão docinho, macio e crocante ao mesmo tempo que sei que o farei brevemente. Ao jantar a conversa da nossa mesa fez-me sentir mesmo feliz por dentro. Estar entre pessoas com as quais tenho uma forma de pensar em comum, quando é algo pelo qual normalmente sou olhada de lado ou criticada pelos outros deu-me um sentimento de comunidade (gosto da palavra tribo) que tão depressa não me irei esquecer.
Espero ir a mais eventos destes mas, por enquanto, vou dedicar-me às novas receitas que aprendi com o workshop, assim como as do livro mais recente da Gabriela "Cozinha Vegetariana para Festejar" que pedi que me autografasse.
Espero que tenham uma óptima semana!
Com amor,
Catarina
também gostava de fazer um! gosto muito de cozinhar e gostava de ter mais tempo para o fazer! :)
ResponderEliminarTheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook
Eu também ando a gostar cada vez mais de dedicar algum tempo livre à cozinha :)
EliminarEspero que tenhas a oportunidade!
Depois tens de as fazer para eu provar por favor :)
ResponderEliminarEu faço, prometo :)
EliminarWow parece ter sido um workshop interessantíssimo! Não sou muito fã de vegetais e frutas portanto é um mundo que desconheço mas gostava de conhecer mais e saber mais receitas interessantes, acho que só ia beneficiar a minha alimentação!
ResponderEliminarR:. É precisamente isso, escrever é como ter uma conversa connosco mesmos. Super terapêutico xD Quando o teu namorado é o teu amante, melhor amigo, parceiro de "crime" e tudo mais. Quando tudo se desmorona, doí imenso porque perdeste parte de daquilo que consideras "casa". Enfim, é como dizes... cada dia vai ser mais fácil que o anterior!
Obrigada pelo teu comentário ^^
Sim, mais legumes só faz bem a toda a gente :)
EliminarDe nada, Ella. Vai tudo correr bem :)