segunda-feira, 23 de abril de 2018

É Dia Mundial do Livro!

A todos os que se refugiam no meio de páginas, que andam sempre com um livro atrás ou se perdem em livrarias, um feliz dia do livro!
Mesmo antes de saber ler, sempre adorei folhear livros. Tem piada porque, ao olhar para trás, reparo que para além de bandas desenhadas e literatura infantil, os livros que mais gostava de ter ao colo eram aqueles que mostravam a anatomia do corpo humano e como as coisas funcionavam. Se calhar foi aí que o gosto por Biologia despertou e, mais tarde, me levou a escolher um curso que aliava o gosto por biologia ao amor pelos animais.
Não tinha nenhuma publicação para comemorar este dia, mas ao ver o desafio proposto pela Sofia do "a Sofia world" quis imenso juntar-me à festa. Vamos a isso?

O livro que tenho há mais tempo
Na verdade este livro não é meu, mas é dos mais antigos que temos lá em casa e provavelmente o livro mais antigo que li. Trata-se de "Pappillon" de Henri Charrière e a capa é igual à da imagem abaixo. Decidi lê-lo há um ano ou dois porque o meu avô materno contou-me que era o seu livro preferido. O meu avô adora ler, principalmente westerns, e foi ele que passou o amor à leitura à minha mãe que, consequentemente, o passou a mim. Sendo um livro de acção, estratégia e aventura, consigo perfeitamente perceber porque é o livro preferido do meu avô.


O livro que tenho há menos tempo
Nas férias da Páscoa fiz uma viagem à Islândia e, para além de ser um país lindíssimo, descobri que tem um folclore muito rico e diferente do sul da Europa. Trouxe comigo este "The trolls in the knolls", um livro de histórias e lendas islandesas que, embora tenha gostado bastante, deixou um pouco a desejar na síntese e tradução das histórias.



O livro que li mais vezes
Deram-me este livro em pequena e na altura gostei da história, mas não a achei nada de especial. Quando o voltei a ler mais tarde, na adolescência, descobri novos pormenores e significados aos quais não tinha dado importância antes. Se bem me lembro, já o li uma terceira vez, já com 20 anos.



O livro que já devia ter lido
Se antes vos falei do livro preferido do meu avô materno, agora tenho que referir a autora preferida da minha mãe: Agatha Christie. Temos a coleção completa lá em casa, mas até agora não peguei em nenhum. Não costumo ler muitos policiais, mas sei que quando lhes der uma oportunidade não me irei arrepender.



O livro com mais valor sentimental
Se calhar sou a primeira pessoa a pôr um livro de receitas nesta categoria, mas tem uma óptima razão para estar aqui. Recebi "As 5 cores da cozinha saudável" da Vânia Ribeiro este Natal do meu namorado. A melhor parte era que eu não lho tinha pedido e acho que nunca sequer o tinha mencionado. Foi ele que reparou que costumo seguir muitas das receitas que a Vânia põe no blog ou no Youtube e depois associou quando viu o livro. O amor está nos detalhes.


O livro que emprestei e não voltei a ver
O único livro que emprestei e não voltei a ver foi o "A Rapariga do Comboio" a uma amiga da minha mãe. Só nos vimos uma vez depois disso e nenhuma se lembrou do livro, por isso não o tenho como perdido. Digamos que considero que ainda está dentro do prazo de empréstimo.

A pechincha literária
Como já contei em cima, sou de uma família que lê bastante. Sendo assim, são raras as vezes em que compro livros porque tenho imensas coisas para ler lá em casa e a minha mãe anda sempre em cima das novidades literárias. Acho que a maior pechincha até hoje foram os livros da faculdade para os quais encontrei o pdf online (ahahah!).


Espero que tenham gostado tanto de ler este desafio, como eu de o fazer. Obrigada à Sofia por o ter criado e por unir a blogosfera na celebração deste dia especial.

Com amor,
Catarina

8 comentários:

  1. É maravilhoso ver a blogosfera cheia de livros! Também tive a oportunidade de participar no desafio da Sofia, que está fantástico, e diverti-me imenso *.*
    Senti uma pontinha de inveja ao ler que tens a coleção toda de Agatha Christie ahahah ainda só li dois livros dela, mas adorei-os. Não só por ser uma género que aprecio bastante, mas também pela própria narrativa, que nos agarra na primeira palavra.
    O Principezinho será sempre o meu livro favorito!

    Gostei imenso de ler a tua lista :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, juntei mais uns quantos livros à lista de livros que quero ler à conta deste desafio :)
      Obrigada, é mais um incentivo a ver se os leio!
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Adorei o desafio!
    Ler é algo que nos completa tanto e nos faz viajar por mundos sem sair do lugar :) Sempre fui apaixonada por livros desde pequena, também por grande influência da minha mãe.
    Tenho essa coleção de livros da Agatha Christie em casa e também já estou para os ler há algum tempo! O Principezinho foi um livro que me cativou com o passar do tempo, acho que quando somos mais novos não conseguimos compreender bem as lições que o livro tenta dar.
    Quero tanto comprar o livro d'As 5 cores da cozinha saudável :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, já vivi em tantos lugares e em tantas pessoas à conta dos livros que sinto que o meu passaporte está bastante incompleto :p
      A primeira que ler Agatha Christie tem que incentivar a outra!
      Sim, quando somos mais novos nem percebemos bem o que se passa ali na história.
      Espero que consigas, já fiz umas quantas receitas e nunca desaponta!
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Fizeste muito bem em aderir! Fico mesmo feliz por o teres feito! :D


    A Sofia World

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)