quinta-feira, 7 de junho de 2018

Quais são as minhas melhores 13 qualidades? (Desafio 1+3)

Este fim-de-semana estive a ler o livro "Licenciei-me... e agora?" de forma a preparar-me melhor para o processo de entrar no mercado de trabalho. Quero depois deixar aqui a minha opinião sobre ele, mas posso dizer que uma das questões que aborda é que devemos "vender-nos" quando nos candidatamos para um emprego.
Como muita gente da minha idade, sofro um pouco com o "Síndrome de Impostor". Ou seja, estudei durante 6 anos da minha vida, tive vários estágios mas mesmo assim ainda não me sinto como se fosse outro dos meus colegas já veterinários.
Portanto, como é que é suposto eu convencer alguém que sou a melhor pessoa que podem ter na sua equipa se não estou totalmente certa disso devido às minhas inseguranças?
A Catarina, a autora, sugere que treinemos as respostas àquelas perguntas clichés de entrevista, das quais destaco "quais as suas melhores qualidades?". 
Adaptando o tema do Desafio 1+3 desta semana, vou partilhar convosco este exercício de encontrar 13 qualidades minhas que, de certa forma, me ajudam a ser uma boa (colega) veterinária.
Vamos a isso?


1. Pessoa de pessoas.
Muitos dos meus colegas dizem que foram para a profissão porque gostam mais de animais do que pessoas. Que não seriam capazes de ser médicos de humanos.
Eu também não me imagino médica de medicina humana, mas a verdade é que gosto de pessoas. Não me importo que façam conversa, gosto sempre de cumprimentar as pessoas com um sorriso e interesso-me verdadeiramente pelo seu estado espírito. O que é bastante bom tendo em conta que de certa maneira vou estar no atendimento ao público.

2. Gosto de aprender.
Isto é também uma das qualidades que gosto mais em mim: gostar de aprender. Seja lendo um livro sobre um assunto que não domino, fazer o esforço para falar a língua do país que estou a visitar ou ver tutoriais no Youtube. O saber não ocupa lugar.

3. Tenho sentido de humor.
Algo que considero indispensável para ter uma boa interacção com outros. Quando conheço alguém sou tímida, mas depois o meu objetivo passa por fazer toda a gente rir. Admito que quando tenho confiança com o grupo onde estou, as piadas podem tornar-se um bocadinho negras. Antes rir que chorar, certo?

4. Tenho sorriso fácil.
Desde pequena que percebi que o sorriso é algo contagioso. Por isso uso e abuso deste poder de energia positiva.

5. Não sou orgulhosa.
Se não conseguir fazer algo sozinha, não tenho problema em pedir ajuda. Assim como, quando percebo que estou errada, sou a primeira a pedir desculpa e a corrigir os meus erros.

6. Sou empenhada.
Se há uma tarefa para fazer, vou dar o melhor de mim nela. Tenho a certeza. E não consigo descansar enquanto sei que há trabalho para fazer.

7. Miss empatia.
Não há nada a fazer, se choram eu choro, se riem eu rio. Considero-me a empatia em pessoa.

8. Gosto de fazer exercício físico.
Posso ser preguiçosa para alguns tipos de desportos, mas não gosto de estar muito tempo sem fazer nada. Uma semana sem ir ao ginásio, fazer caminhadas ou "yogar" em casa já começa a causar-me algum desconforto. Isto significa que vou estar preparada para levar transportadoras, animais e sacos de ração de um lado para o outro.

9. Adoro escrever.
Senão não teria o blog. Adoro escrever e sobre os mais variados temas, incluíndo dicas de veterinária.

10. Sou uma jogadora de equipa.
Não interessa se a outra pessoa está a ter uma tarefa na qual eu não tenho responsabilidade nenhuma de ajudar. Se eu estiver livre, vou ajudar. Somos uma equipa.

11. Sou tolerante.
No sentido em que não me interessa qual o teu género, religião, cor de pele, orientação sexual ou nível de habilitações. Vou-te dar sempre o meu melhor sorriso e, se retribuíres, somos amigos.

12. Gosto de ensinar.
Descobri esta característica minha há pouco tempo, mas é verdade. Não sou a professora mais paciente do mundo para explicar 10 vezes a mesma coisa, mas gosto de ajudar, ensinar a fazer as coisas e explicar os "porquês". Sou uma pessoa que funciona à base de lógica, por isso também é assim que eu ensino em vez de apenas dizer para decorarem "porque sim".

13. Há bolo.
Fazer bolos e bolachas é uma actividade que me relaxa e deixa feliz. O melhor (para os outros) é que gosto de partilhar o que faço. E costumo receber elogios!


Demorei dois dias a enumerar 13 qualidades, mas estou satisfeita com o que leio. Que qualidades partilham comigo?

Com amor,
Catarina

(Publicação no âmbito do desafio 1+3, criado pela Carolina)

6 comentários:

  1. As inseguranças que temos em relação às nossas qualidades conseguem mesmo sobrepor-se. Mas acho que exercícios como este ajudam a inverter essa tendência.
    Revi-me em algumas das tuas qualidades, como o ser uma pessoa de pessoas, ter sentido de humor, sorriso fácil, ser empática, adorar escrever, ser tolerante e saber jogar em equipa :)
    Também irei partilhar as minhas, espero, ainda este mês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, acho que nos iríamos dar mesmo bem tendo em conta que partilhamos essas características :)
      Vou estar à espera para ler!
      Beijinho!

      Eliminar
  2. Por vezes refletirmos acerca de quais as nossas qualidades pode parecer complicado, sobretudo apresentá-las de modo como referiste não cliché. Mas acho que é um fantástico modo de nos conhecermos melhor e valorizarmos.
    Todas as qualidades que mencionaste são óptimas e nos textos que escreves transparecem imenso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, é um óptimo exercício porque a maior parte de nós fica a remoer nos nossos erros e defeitos e as qualidades acabam por nos passar um pouco ao lado.
      Muito obrigada pelos elogios, quase me fizeste corar :p
      Beijinho!

      Eliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)