sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Clubes do Livro online e offline

Eu não sou de teorias da conspiração, mas há certas "coincidências" que me fazem pensar nisso. O exemplo mais recente é, no ano em que decido reler Harry Potter, ter visto umas quantas iniciativas de Clubes de Livros. Daqueles engraçados, em que escolhemos um livro, ou um tema e depois podemos discuti-los com outros bibliófilos.
Não sei se este ano vou conseguir juntar-me a algum deles, porque já tenho um compromisso comigo mesma, mas quis partilhar aqui sugestões para alguém que esteja interessado.



Clube de Leitura
Este é talvez a única excepção à introdução, porque a verdade é que já foi criado pela Sónia Morais Santos do blog "Cocó na Fralda" há um ano e meio e sempre soube da existência dele. O que me impede de ir? Talvez a vergonha por ter que falar sobre um livro à frente de pessoas que não conheço. O encontro é mensal, normalmente na Fnac do Colombo e a data é avisada com antecedência no blog. Normalmente a escolha do(s) livro(s) é individual, mas já houve meses em que se escolheu um livro para todos. Para mais informações podem ver esta entrevista aqui.

The Bibliophile Club
Este clube de leitura online foi criado por três bibliófilas: a Sofia do "A Sofia World", a Sónia do "By the Library" e a Lyne do "Imperium".
Em vez de um livro específico, as criadoras preferiram escolher temas mensais. Por exemplo, o tema de Janeiro é "não-ficção/ auto-ajuda". Acho que o facto de se tratar de um tema pode ser mais produtivo em termos de nos impulsionar a ler os livros que temos por casa e precisamos de um empurrãozinho para começar.
Para promover a discussão dos livros lidos, podem partilhar a vossa opinião num grupo de Facebook criado exactamente para este clube, ou então escrever no vosso blog/redes sociais.
Mais detalhes aqui.

HM Book Gang
Já sigo a Helena no seu blog há algum tempo e adoro segui-la no Instagram porque tem sempre sugestões de livros interessantes que anda a ler. Como se juntou um grupinho de pessoas muito interessadas em partilhar leituras, acabou por criar uma conta exclusivamente dedicada a essa temática. Este ano começou um clube de leitura, que conta com a sugestão de um livro para todos lerem nesse mês e partilharem as suas opiniões. Isto sem deixar de fazer sugestões de livros acabadinhos de sair ou de clássicos que valem a pena tirar da estante.

Uma Dúzia de Livros
Numa mistura entre online e offline (porque há possibilidade de se discutir presencialmente), surge um Clube do Livro organizado pela Rita do blog "Rita da Nova". Em vez de seleccionar um livro, a Rita sugere temas. Por exemplo, o tema de Janeiro é "um livro escrito por uma mulher". A vossa opinião pode ser partilhada no vosso blog ou redes sociais e a Rita elaborará uma newsletter que enviará a todos os participantes, compilando as vossas análises. Toda a informação aqui.

Para quem vive em Lisboa, a Time Out fez uma compilação de alguns Clubes de Leitura na cidade (aqui).


É óptimo ver este tipo de iniciativas na blogosfera, até porque vejo a leitura como um óptimo hábito para se ter e qualquer iniciativa nesse sentido é sempre bem-vinda.

Com amor,
Catarina

3 comentários:

  1. A dinâmica de um clube do livro é mesmo interessante e gosto desta vertente em que existe um tema e não uma obra em específico, porque torna a nossa participação ainda mais pessoal (além de que não somos obrigados a comprar o livro em questão).
    Desde 2015, tenho feito o Reading Challenge, mas, este ano, decidi também fazer parte de clubes de leitura: estou a participar no The Bibliophile Clube e n' Uma Dúzia de Livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também faço o Reading Challenge do Goodreads e por enquanto tenho conseguido superar sempre :)
      Boa, espero que os clubes de leitura te tragam ainda mais alegria ao universo dos libros.
      Beijinho!

      Eliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)