sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Cantinho Veterinário - Medicação para humanos em animais

No espaço de um mês, apareceram no meu trabalho três cães aos quais os donos tinham dado medicação sua. Anti-inflamatórios, com doses que estimaram baseados no que os próprios ou os filhos tomam.
Dois desses animais morreram. O terceiro, felizmente, recebeu uma dose que não chegou a ser tóxica mas teve que fazer vários dias de tratamento.
Automedicação já é desaconselhada pelos profissionais de saúde. Mesmo assim, vamos fazendo tratamento sintomático quando temos uma febre ou dores, com o que já resultou no passado. Pode correr mal, mas é raro.
Agora, usar coisas que já resultaram em nós num ser vivo de outra espécie, com metabolismo e processos fisiológicos diferentes é absoluta negligência.
Sei que nenhum destes três donos fez por mal, mas é revoltante quando é algo que poderia ter sido evitado.
Paracetamol e ibuprofeno são altamente tóxicos e letais em cães e gatos. Antibióticos devem ser de uso regrado. Os nossos suplementos nem sempre servem para eles.
Se por alguma razão o vosso animal estiver doente e não o puderem levar a um veterinário, pelo menos liguem a algum e pesquisem para saber se o que vão dar é tolerado por eles. Por favor.

Com amor,
Catarina

2 comentários:

  1. Eu compreendo que as intenções sejam as melhores, afinal, não queremos que os nossos patudos estejam mal, mas é preciso ter muito cuidado, porque podemos estar a fazer pior :/

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)