segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Cantinho Veterinário V

Hoje o post não vai ser dirigido aos donos de cães e gatos como é costume.
Vai ser dirigido a todos os que não tenham uma alimentação vegan.
Já queria há algum tempo falar de produtos de origem animal, nomeadamente ovos de galinha.
Não vou abranger o campo nutricional da coisa, porque mesmo tendo tido umas luzes, continua a não ser de todo a minha área.

Desde 2004 todos os ovos começaram a ter uma espécie de "bilhete de identidade" na União Europeia. É possível saber o seu país de origem, qual a exploração e o modo de criação das galinhas.


Por coincidência, encontrei há algumas semanas no Pingo Doce do bairro pela primeira vez ovos de galinhas criadas ao ar livre. Fico feliz por saber que em Portugal já se preocupam com esta prática.
E porque é que isto é importante?
Para além do óbvio bem estar dos animais, também é um factor que influencia a nossa saúde.
Para já, quando as galinhas são criadas em gaiolas, a densidade da população costuma ser maior. Isso irá provocar stress nos animais, que vão aumentar a produção da hormona do stress: cortisol. O cortisol tem um efeito negativo no sistema imunitário de todos os animais (incluindo seres humanos), fazendo com que estas galinhas estejam mais sujeitas a desenvolver doenças, incluindo zoonoses (doenças que os animais podem transmitir aos humanos e vice-versa) como a famosa salmonelose (doença provocada por Salmonella). O stress contribui também para haver uma pior absorção dos nutrientes por parte da galinha, o que irá diminuir o valor nutricional dos ovos.
 Claro que, mesmo sendo criadas ao ar livre, podem continuar a ter uma alimentação demasiado artificial com corantes e outros produtos que também não são os mais benéficos para a nossa saúde. Por isso, em primeiro lugar estarão os ovos de criação biológica.

Os ovos que comprei

Espero que o texto tenha sido esclarecedor, qualquer dúvida estão à vontade para perguntar!


Uma óptima semana!


Com amor,
A Marquesa

1 comentário:

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)