sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Mitos sobre animais em que acreditava até entrar em Medicina Veterinária

As vacas leiteiras dão sempre leite.
Nunca tinha pensado muito no assunto, mas sempre assumi que as vacas leiteiras simplesmente davam leite.
Quando começámos a falar de detecção de cios e de gestação, é que se fez luz na minha cabeça. Tal como as restantes fêmeas mamíferas, também as vacas precisam de ter um bebé para dar leite. Foram seleccionadas para dar bem mais leite do que a quantidade que os vitelos precisam, de forma a se poder vender.

Os gatos não precisam de festas.
Nunca tinha tido muito contacto com gatos antes do curso, apenas com os do meu bisavô e de umas primas minhas. Como eles eram sempre fugidios e uma até me atacou do nada uma mão (estava sentada no sofá e provavelmente mexi a mão enquanto falava) sempre assumi que não eram animais que gostassem de festas como os cães.
 Afinal há uns mimados como tudo.

Os cães comem ossos.
Já fiz sobre um post sobre este assunto, mas a verdade é que ao contrário do que o senso comum transmite não se devem dar ossos aos cães.

As delícias do mar e "patinhas de caranguejo fritas" que compramos são feitas de marisco.
Tudo ovo. E outras cenas que dão sabor e corzinha.

Os cães são carnívoros.
Mais um mito muito comum é que os cães se alimentam principalmente com carne. Tanto que há uns seguidores de raw food que dão praticamente só ossos (ui!) e carne crua (nunca ouviram falar de parasitas e toxinfeções alimentares?) porque supostamente é o que os ancestrais dos cães - os lobos - comem.
A verdade é que os cães, ao contrário dos gatos, não são carnívoros estritos. São omnívoros portanto precisam de uma alimentação completa com todos os macronutrientes. Mesmo assim não se podem pensar neles como mini-humanos, pois as necessidades de hidratos de carbono e sal, por exemplo, são bem menores que as nossas.

As tartarugas comem apenas camarões
 Nunca tive tartarugas, mas sempre que ia a casa de alguém que tinha ficava fascinada com aquelas criaturas verdes com carapaça dura que devoravam camarões em ponto pequeno como se não houvesse amanhã.
 Embora muita gente dê apenas este alimento às tartarugas, este não é de todo o melhor para elas. Devem serguir uma dieta variada em nutrientes (normalmente existem rações próprias) senão criam deficiências nutricionais que lhes irão causar muitos problemas.
Outra coisa a ter em conta é que a temperatura da água delas deve ser controlada (por volta dos 24ºC).

Os ovos de galinha que comia eram pintos por nascer
 Esta se calhar não tirei só depois de entrar no curso, mas quando era pequena acreditava nisto até porque via pintainhos também a andarem atrás das suas mães nos pátios das minhas avós.
 Hoje em dia já percebo que as galinhas põem ovos quer sejam fecundados ou não, não precisando de um macho para nada. 
 Os ovos que vêem no supermercado não são fecundados, até porque os senhores da indústria das galinhas poedeiras não querem ter ali um macho a "comer de graça" sem dar ovos a ninguém.

Deve-se ralhar com os animais para eles aprenderem
Toda a educação de um animal dava material para imensos posts, mas hoje vou-me ficar por aqui.
A vida dos animais de estimação começa com a melhor professora do mundo: a mãe deles. Quando ela "ralha" com eles tem um timing e um método que mais ninguém consegue imitar portanto é importante deixá-los pelo menos até às 8 semanas de vida com ela. Vai ser muito importante para fazer a inibição da dentada e também os tornar menos propensos a ansiedade por separação.
 Sei que quando eles fazem um xixi no tapete, ou rasgam alguma coisa a primeira coisa a vir ao de cima é um "NÃO!". Mas muitas vezes há uma perda na comunicação e o que nós entendemos como "não faças xixi em casa" passa a ser "não faças xixi à minha frente".
 A recompensa dada durante ou logo após algo que gostávamos que repetíssem é a melhor maneira de eles aprenderem, mesmo que possa demorar mais um tempinho.


Desmitifiquei algum dos vossos mitos?


Bom fim de semana!

Com amor,
A Marquesa

5 comentários:

  1. A minha gata adora mimos, mas só à maneira dela e quando lhe apetece :p
    Conheço gatos que é impossível manter no nosso colo, já a minha até vai ficando um bocadinho... mas só se pegar nela como se fosse um bebé :D

    ResponderEliminar
  2. r: Eu não imprimo o meu scrapbook digital; fica no computador, vou juntando num pdf. Quanto às páginas em si costumo fazer no photoshop :)

    ResponderEliminar
  3. Algumas destas coisas não fazia ideia mas já sabia o ponto sobre as tartarugas! Eu tenho duas e só dei camarão à primeira durante uns meses até que me disseram que o camarão está para elas como está os doces para nós. É tudo muito bom mas de vez em quando, porque não alimenta propriamente. E verdade seja dita tenho uma das tartarugas há 6 anos e a outra há 5 e nunca tiveram problemas :)

    ResponderEliminar
  4. Such a educar! Não sabia a das delícias do mar! You go honey!

    Your master;
    <3

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)