sexta-feira, 11 de novembro de 2016

8 Formas de Relaxar Antes De Ir Dormir

Desde que entrei na faculdade e comecei a ser eu própria a regular os meus horários de sono, tenho tentado arranjar artimanhas para dormir pelo menos 8h.
Parece simples, mas muitas vezes já estou supostamente preparada para dormir e depois é que me lembro que tenho de fazer qualquer coisa, ou distraio-me a ver redes sociais, ou não consigo parar de pensar em qualquer coisa que me mantém desperta.
 Por isso, se tenho que me levantar às 7.30h da manhã (por exemplo), sei que às 23h da noite já tenho que ter tudo preparado para o dia seguinte, assim como deixar de parte aparelhos electrónicos cuja luz do visor faz o meu organismo pensar que ainda é dia. Os 15 minutos seguintes são dedicados a relaxar o corpo e a mente para assim que pousar a cabeça na almofada o João Pestana actuar.

1. Ler
Quando era pequena os meus pais contavam-me a mim e ao meu irmão histórias para adormecer. Já sabendo ler, comecei a participar na leitura destes contos e depois passei a ler eu sozinha. É quase um trigger: assim que começo a ler duas ou três páginas de um livro, começo a sentir as pestanas a ficarem mais pesadas. A excepção são alguns enredos que me deixam mais entusiasmada e sem vontade de pousar o livro, por isso é melhor ir vendo as horas.

2. Yoga
Esta é uma prática bem mais recente que a última na minha vida, mas é das que mais gosto. Se há rotinas de Yoga que nos deixam mais energizados e revigorados, também há outras que servem para nos relaxar e fazer desligar do mundo enquanto alongamos os músculos cansados pelo nosso dia. Fiz há pouco tempo este vídeo aqui da minha yogi preferida, que me fez ir dormir sossegada e com um sorriso no rosto.

3. ASMR
Já alguma vez sentiram uns arrepios na cabeça ao ouvir alguns sons ou, por exemplo, pessoas com uma voz calma e baixinha? Era algo que já me tinha acontecido, só que até uma amiga minha me falar do ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response) não sabia que esta sensação tinha um nome. Foi através da partilha de experiências através da internet que se descobriu o fenómeno (engraçado, não é?) e pouco depois, ao irem parar vídeos para o Youtube, começaram a popularizar-se como métodos para relaxar e adormecer. Há várias categorias dentro da "arte", mas eu gosto mais de vozes feminas e calmas, assim como de roleplay, por isso a Sabrina, a Darling e a Amanari são algumas das youtubers que me fazem adormecer como um bebé.

4. Música
Também na onda de sons, podem experimentar ouvir músicas mais calmas ou sons que vos façam suspirar de bem-estar (tipo barulhos da floresta amazónica ou do mar). Atenção é a quem adormecer com auscultadores ou fones nos ouvidos, para não os estragar!

5.Massagem
Se tiverem alguém disposto a dispensar nem que seja 5 minutos a tirar a tensão desses ombros ou a afagar a cabeça (até um cafuné, se for a vossa cena) aproveitem bem. Se não, aprendi que uma auto-massagem aos nossos pés em posição de borboleta sabe maravilhas ao fim de um longo dia.

6.The Big-O
Deus, a mãe-natureza ou a selecção natural fez com que fôssemos dos únicos seres vivos que conseguem libertar (voluntariamente) hormonas de relaxamento, as chamadas endorfinas. Para alcançar esse objectivo, é mais ou menos como jogar à Sueca: ou se tem um bom par ou uma boa mão. I'm talking about s-e-x.
Mais uma vez, atenção às horas meninos e meninas.

7. Chá
Esta eu aconselho a fazerem ainda mais cedo, pelo simples facto de não gostar de me levantar a meio da noite pelo efeito diurético que o chá costuma causar em mim. Não só o sabor, a temperatura quentinha e o cheiro agradável me sabem a vida, como há de facto alguns efeitos tranquilizantes em alguns chás como o de tília e o de cidreira. Atenção ao chá preto e verde que contêm cafeína, por isso não devem ser consumidos quando querem ir dormir.

8."Meditação"
Pus a palavra entre aspas porque na verdade não se refere a uma meditação concretamente dita. Todas as tarefas acima descritas promovem o Mindfulness, aquela sensação de estar consciente do presente e de não pensar em mais nada senão nas sensações que o ambiente nos transmite. É uma grande dificuldade minha viver o presente e não me pôr sempre a pensar nos receios do futuro, tristezas do passado ou até mesmo realidades alternativas. A "Insight Timer" é a aplicação que eu uso para o efeito. Tem uma enorme variedade de meditações guiadas, para os mais diferentes propósitos e da duração que quiserem, que nos vão dizendo no que reparar e pensar. Também podem usar apenas o temporizador e desafiarem-se a vocês próprios.


Também têm alguma destas rotinas antes de irem dormir?


Tenham um óptimo fim de semana!

Com amor,
A Marquesa

1 comentário:

  1. The big o of course :D mas já experimentei todas menos yoga!

    Your master;
    <3

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)