terça-feira, 31 de outubro de 2017

Catarina na Terra do Sol Nascente - Santuário Fushimi Inari e Estação de Kyoto

  A última paragem do nosso primeiro dia no Japão foi o Santuário Fushimi Inari em Quioto. Este santuário data do século VIII e começou por ser dedicado a Inari o deus do arroz e restantes gramíneas, mas com a diminuição da agricultura, o foco foi-se desviando para a prosperidade dos negócios. Inari é também o nome que dão às estátuas das raposas que se vêm pelo santuário, visto que este animal era tido como o mensageiro do tal deus.
  Para além das raposas de pedra e das cores vibrantes, a maior atração deste local é o túnel dos 5000 Torii, estes portões/arcos bastante conhecidos de cor laranja que vão sendo doados ao santuário por empresas que querem atrair sorte e sucesso.
A entrada no santuário


O ritual de purificação antes de entrar no templo em que lavamos as mãos à vez com água, depois levamos a água aos lábios e por fim "lavamos" o próprio instrumento.
Notem as turistas asiáticas vestidas a rigor para tirar fotografias bonitas nestes locais

Uma das raposas de pedra aqui à esquerda, com uma chave dourada na boca


O túnel dos 5000 Torii

Os japoneses são obcecados por gatos, adorando fotografá-los.
Os pequenos Torii em que se podiam escrever os "desejos" e deixar no santuário

Como tínhamos um horário a cumprir, não percorremos nem metade do santuário cujos trilhos na montanha  perfazem cerca de 4km.
Chegados a Quioto, fomos fazer o check-in no hotel onde ficámos hospedados duas noites e dirigimo-nos depois com a guia à estação de comboios da cidade. Lembram-se do edifício "Jardim Flutuante" de que vos falei neste post? Esta estação foi desenhada pelo mesmo arquiteto, Hiroshi Hara, sendo enorme e com um aspecto futurista.
O mais engraçado é sem dúvida a escadaria da estação, cuja iluminação vai variando entre um arco-íris, até algumas animações de anime.

As filas super organizadas para entrarem no comboio

A vista para Quioto do cimo da estação

Espero que estejam a gostar tanto de ler estas publicações como eu de recordar tudo outra vez.

Com amor,
Catarina

4 comentários:

  1. O Japão tem outro encanto não tem? Algo que me impressionou quando soube, foi essa questão das filas para entrar no metro. Realmente os japoneses são muito organizados e assim é melhor do que andarmos à bulha no metro em Lisboa ou no Porto para tentar entrar em hora de ponta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é um país é que se nota um imenso respeito pelos outros, pelos mais velhos e pela natureza. A cidade mais "suja" que encontrámos foi Tóquio e desconfiamos que devido aos turistas.
      Escrevi sobre curiosidades dos japoneses aqui, se quiseres ver mais umas coisas: http://marquesadecaraba.blogspot.pt/2017/09/catarina-na-terra-do-sol-nascente.html

      Eliminar
  2. Está bué fixe o post, como sempre! Deve ser mais fixe andar de transportes lá do que cá!

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)