terça-feira, 27 de outubro de 2015

Alerta Carne Vermelha

 Como já devem ter visto nas notícias, a Organização Mundial de Saúde declarou a carne vermelha processada como cancerígena.
 Isto inclui toda a carne de vaca, porco e borrego que foi fumada, salgada, fermentada ou curada e também às quais foram adicionados aditivos que melhoram o sabor, textura ou cor. Estamos a falar de bacon, salsichas, presunto e fiambre por exemplo. Dizem os estudos que uma porção de 50g diária destes produtos pode aumentar em 18% a probabilidade de se desenvolver cancro nos intestinos.
 Também a própria carne vermelha tem possibilidade de ser cancerígena, mas os estudos ainda não provam uma relação directa. Porém, também deve ser consumida com moderação e recomendam o limite a 4 ou 5 refeições por semana.

 Sinceramente isto não me surpreende nada. Estando dentro da área e tendo feito visitas no âmbito da cadeira de Tecnologia Alimentar, já sabia que estes alimentos não seriam os mais saudáveis.
 A lei define limites para os aditivos cancerígenos que se utilizam nos alimentos, mas só o facto de serem usados sempre me fez alguma comichão.
 A indústria diz que são necessários, não só para a conservação dos alimentos, mas porque o consumidor não compra os produtos que não tenham cor bonita, cheiro "característico" ou alguns sabores. Dou-vos o exemplo dos nitritos do fiambre que lhe dão a corzinha cor-de-rosa, ou basicamente todos os corantes alimentares.
 Acho que isso é uma grande balela. Porque se explicassem ao público o que andam a comer, eles preferiam mil vezes comer produtos "feios" mas que soubessem que não tem nada que lhes faça mal.
 Não sei até que ponto os países vão continuar a querer produzir alimentos que nos prejudicam, que depois até vão custar dinheiro ao serviço nacional de saúde, do que começar a proibir determinadas substâncias e dar incentivo à agricultura e pecuária biológica (nós somos o que comemos e os animais também).
 Com isto porém, não quero dizer para se porem a chorar num canto porque nunca mais vão poder comer uma fatia de fiambre ou um folhado de salsichas. Obviamente que deve ser só quando o rei faz anos, e de preferência preferir produtos caseiros e biológicos. Há também a alternativa com carne de aves, mas visto que essas também passam pelos mesmos processos não sei o quanto será mais saudável...

O que vos passou pela cabeça quando souberam? Afecta-vos muito ou nem por isso?


Continuação de uma óptima semana!

Com amor,
A Marquesa


Mais informação aqui, aqui e aqui.

4 comentários:

  1. é coisa que cá em casa se come pouco

    ResponderEliminar
  2. Passou-me pela cabeça que o Miguel escreveu e vai escrever mais sobre isto!

    Your master;
    <3

    ResponderEliminar
  3. A mim não me afecta nada e também não me espantou quando a notícia saiu. Aliás, o que me espantou foi só agora terem divulgado isto. Eu de carnes vermelhas só como porco e deve ser para aí uma vez por semana, se tanto. De resto só como carnes brancas e peixe. Não gosto de fiambre e o bacon faz-me azia por isso também não como. Como vês, não me afecta mesmo nada xD

    ResponderEliminar
  4. não me afecta nada, já que não como assim tanta carne vermelhas. mas deixar de comer enchidos? NEVER!
    aproveito e deixo o novo link do blog, caso queiras continuar a seguir :) http://ohlalablogpt.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)