quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Cantinho Veterinário VII - Como socializar com cães

 Existe muito boa gente que tem medos de cães. Podem já ter tido uma experiência má ou nunca tiveram muito contacto com este animal e sabem de histórias de cães maus.
 Não digo que não têm razões para ter medo, porque há pessoas que não educam os cães ou animais com um temperamento complicado que podem eventualmente querer morder em alguém.
 Mas não tem que passar a ser uma fobia, com certos cuidados tudo se consegue.
 Segue aqui um vídeo (que tem várias partes) que ilustra esses cuidados em Português do Brasil para crianças.



Resumidamente:

1. O dono é que sabe.
Se querem dar uma festa a um cão, perguntem sempre ao dono se podem. Os donos conhecem o temperamento do cão e vão avisar-vos caso o cão não goste de festas de estranhos.

2. Ler os sinais.
Há cães que têm medo de pessoas estranhas e, depois de vos evitarem escondendo-se (atrás do dono) e pondo o rabinho entre as pernas, se se sentirem encurralados podem morder-vos. Já os cães agressivos costumam rosnar e ficar com o pêlo eriçado.

Cão agressivo
Cão com medo (já com sinais de poder agredir)

3. Bom senso.
Quando conhecem uma pessoa nova não correm para ela ou a abraçam logo de seguida ou se põem a fazer festas no cabelo, certo? Essa pessoa iria ficar assustada...
O mesmo acontece com os cães.
Sim, há cães que só querem é festa e avançam logo para vocês com a cauda a abanar e a dar lambidelas nas vossas mãos. Mas a maioria dos cães é um pouco tímida.
Aproximem-se q.b., fiquem numa postura direita e deixem-nos cheirar-vos à vontade. Depois disso podem baixar-se e fazer-lhes festas no dorso (é menos íntimo que na cabeça e orelhas por exemplo).


4. Há tempo para tudo.
Se o cão estiver a comer, com os seus brinquedos, se for uma cadela com as crias ou estiver preso algures, deixem as festas depois. São alturas em que os cães podem ser um bocadinho mais territoriais.

5. Recompensas.
Se tiverem um biscoito à mão, depois da vossa socialização dêem-lhe uma recompensa. É pelo estômago que se conquistam a maioria das espécies e esta não é excepção. Amigos para sempre!

2 comentários:

  1. Este post está super interessante! São coisas que a maioria das pessoas não sabem e é bastante importante ter bem presente!!

    r: Ahah, é bom descobrir que não somos os únicos!! Eu os primeiros oito ginásio já passei. Agora a Elite Four é que me está a dar dores de cabeça. Principalmente o último treinador! Mas hei-de lá chegar ;)

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)